Diferentemente do restante das bancas Feira do Livro de Porto Alegre, que iniciam as suas atividades às 12h30min, a Área Infantil e Juvenil começou a funcionar nesta sexta-feira às 9h. O espaço foca nos livros para crianças e adolescentes, além de contar com o QG dos Pitocos – local destinado para a contação de histórias, teatro e outras atividades direcionadas aos pequenos visitantes.
Leia também
Feira do Livro espalha cultura no Centro de Porto Alegre
Feira do Livro: inscrições para oficinas gratuitas começam nesta segunda-feira
Com programação ampla e diversificada, começa nesta sexta a 62ª Feira do Livro de Porto Alegre
Na primeira manhã da Feira, serão apresentadas no QG do Pitocos, a partir das 10h30min, histórias de origens açorianas – como A velhinha e a vasilha de barro, A rã e o boi e A águia e a coruja.
– Em nossa pesquisa, vimos que muitas histórias populares têm origem açoriana. E é isso que vamos repassar aqui – explica Bárbara Catarina Camargo, organizadora do QG do Pitocos.
Na área infantil e juvenil, devem circular estudantes e professores de escolas de diversos cantos do Estado, como era o caso de Thayla Gomes, da Escola Municipal Corpo e Santo, de Triunfo. Em poucos minutos em sua primeira vez na Feira do Livro de POA, ela já havia feito a sua primeira compra: O diário de Larissa Manoela, livro que promete ser sensação no espaço dos pequenos este ano.
– Amo ela! Esse livro foi que mais gostei na Feira até agora – conta a estudante da segunda série.
Abrace a Feira
Com a finalidade de chamar atenção para a área infantil e juvenil, a Editora Cassol irá promover a iniciativa #abraceafeira no dia 5 de novembro, às 15h, no espaço.
– É preciso ter mais cuidado com a área infantil, que sofre com a falta de investimento e estrutura, além da constante troca de lugares. As crianças acabam nem sabendo mais onde é o espaço delas – relata Gisella Cassol, agente de marketing da Editora Cassol.
Segundo Gisella, o abraço será realizado no entorno da área infantil e deve contar com a presença de artistas, professores, crianças e escritores.