Nesta terça-feira completam-se cem anos da morte do escritor João Simões Lopes Neto, autor de Contos Gauchescos e Lendas do Sul. Como homenagem, a Prefeitura de Porto Alegre divulgou uma programação com diferentes atrações.
O agenda começa neste terça, às 19h, na Biblioteca Josué Guimarães (Erico Verissimo, 307), com debate que contrapõe as obras de Erico Verissimo e Simões Lopes Neto. O encontra contará com a participação da professora Márcia Ivana Lima e Silva, da escritora Lélia Almeida, e da pós-graduanda em Letras Paula Marcolin.
Leia mais:
Luis Augusto Fischer: Um João, cem anos atrás
Legado e a atualidade de Simões Lopes Neto serão lembrados em biênio
Tesouro perdido de Simões Lopes Neto é encontrado
A programação seguirá nos próximos meses, mas as datas ainda não foram divulgas. Entre as atividades previstas está uma mostra de filmes em longa e curta metragem baseados na obra do escritor, ao longo da Semana Farroupilha, na Cinemateca Capitólio; contação de histórias para crianças, no jardim do Museu Joaquim José Felizardo; sarau lítero-musical a cargo das coordenações do Livro e Literatura e de Música; mostra de reproduções de gravuras de Nelson Boeira Faedrich feitas para o livro Negrinho do Pastoreio; leituras dramáticas; montagem Historietas, edição especial da Escola de Espectadores sobre a dramaturgia a partir da obra simoniana.
Para a última semana de novembro, a Secretaria Municipal de Cultura prevê a realização conjunta de atividades envolvendo diferentes áreas artísticas, como uma conclusão da homenagem.
O Instituto João Simões Lopes Neto, de Pelotas, será parceiro nas homenagens.