Fechado desde 2014, o Teatro de Câmara Tulio Piva, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, deve ser reaberto em fim de março, em meio às comemorações do aniversário da cidade.
Nesta quarta-feira (21), a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) publicou, no Diário Oficial de Porto Alegre, o edital para pedidos de ocupação do espaço, que fica na rua da República. As inscrições podem ser feitas a partir desta quinta-feira (22) e até o dia 12 de março. A concorrência visa datas a serem oferecidas para espetáculos musicais no primeiro semestre do ano.
O regulamento do edital pode ser acessado no site da SMCEC. De acordo com o cronograma, as inscrições homologadas serão divulgadas em 14 de março. O prazo para recursos vai até o dia 20 e a divulgação dos espetáculos habilitados sai em 22 de março. Já a divulgação do resultado final ocorre no dia 28.
Problemas estruturais forçaram a interdição do Teatro de Câmara há 10 anos. Os trabalhos de recuperação começaram em 2020. As obras foram realizadas pela Opinião Produtora, como parte do contrato de concessão do teatro e do Auditório Araújo Vianna. A empresa vai poder administrar as duas casas até junho de 2031.
Em 2012, uma sessão do espetáculo Estamira – Beira do Mundo chegou a ser interrompida depois que parte do teto cedeu devido à chuva forte, que alagou o interior do teatro. A prefeitura — dona do espaço — promete a reabertura desde 2017. Inaugurado em 1970, o Teatro de Câmara recebeu, em 1999, o nome de Túlio Piva em homenagem ao músico gaúcho.
Com capacidade para cerca de 200 pessoas, a casa deve receber shows que não necessitem de toda a estrutura oferecida pelo Araújo Vianna. Parte das datas vai ser ocupada pela SMCEC, conforme o contrato, com os espetáculos que vencerem o edital. Uma cafeteria também deve funcionar no local.