Há 25 anos, os porto-alegrenses que não conseguem fugir para o Litoral no calorão encontram refresco na arte. Desde 1999, o Porto Verão Alegre entrega cultura para quem fica pela Capital, não apenas criando entretenimento, mas também fazendo a economia girar para os artistas gaúchos, em meses considerados de baixa procura nos teatros. E, claro, em 2024 não seria diferente.
Nesta quarta-feira (10), inicia-se a edição comemorativa do festival, que foi idealizado pelos atores e amigos Rogério Beretta e Zé Victor Castiel, que, inicialmente, queriam apenas trabalhar, mas acabaram criando um evento que se tornou tradicional em solo gaúcho — e referência no setor. Para celebrar esta bem-sucedida empreitada, o 25º Porto Verão Alegre abre as suas portas para mais atrações de fora.
Serão 140 espetáculos programados para ocorrer até 8 de fevereiro na cidade e, destes, 73 se apresentam no Porto Verão Alegre pela primeira vez, sendo que 18 fazem sua estreia absoluta no festival. E os "estrangeiros" terão os seus espaços — mas em menor proporção, aponta Castiel, uma vez que o carro-chefe segue sendo as atrações gaúchas. E será sempre assim, garante ele. São 15 apresentações vindas de fora do Estado — no ano passado, foram 10.
— Trazer pontualmente espetáculos de fora do Rio Grande do Sul ajuda a enriquecer o evento, mas não porque eles são melhores. Nada disso. Temos atrações gaúchas inacreditáveis de tão boas. Só que ajuda a refrescar o evento, mostrando a variedade artística que existe no país. E elas serão apenas uma pequena parcela do Porto Verão Alegre — salienta o coidealizador do projeto.
Desta forma, Castiel salienta o caráter inclusivo do festival. E, segundo o artista, apenas com as pré-vendas dos ingressos — que foram abertas em dezembro —, o Porto Verão Alegre deste ano já pode ser considerado um sucesso. Inclusive, ele alerta: é melhor o público correr para garantir as entradas, porque são limitadas e estão acabando. Esta bem-sucedida empreitada, de acordo com o artista e empresário, é resultado do aprendizado decorrente das últimas duas décadas e meia.
— Avalio toda esta trajetória nossa, minha, do Beretta e de todos os milhares de artistas envolvidos, muito positivamente. Nos nossos dois, três primeiros anos, tivemos muitos erros, mas fomos ajustando, abrindo espaço para espetáculos que iam além da comédia e, também, para os de fora do Estado. O público quer se divertir e ele pode fazer isso rindo, mas também pensando, vendo coisas belas — reflete Castiel.
Intercâmbio
Entre as apresentações que vêm de fora das fronteiras do Estado, algumas se destacam, como a montagem Eu Te Amo, baseada no texto de Arnaldo Jabor e interpretada pelos atores Sergio Marone e Juliana Martins. Nanny People também desembarca na cidade, encabeçando o espetáculo Como Salvar um Casamento, bem como os comediantes Rodrigo Marques e Murilo Couto, que apresentam os seus shows de stand-up. Entre as atrações musicais, Fernanda Takai, Arnaldo Antunes e Letrux se fazem presentes — além do trio norueguês Gard Nilssen Acoustic Unity.
Um dos pontos altos deste Porto Verão Alegre para quem quer acompanhar as atrações de outros pontos do país é Quem Está aí? Monólogos de Shakespeare, estrelado pelo ator Thiago Lacerda, que interpretará as grandes falas para um único ator retiradas de Hamlet, Medida por Medida e Macbeth. O espetáculo surgiu durante a pandemia, resultado de 12 anos de pesquisa sobre o poeta e dramaturgo inglês, em parceria com o diretor Ron Daniels. Durante este período, a dupla desenvolveu três espetáculos — e trechos deles formam a apresentação que será vista durante o Porto Verão Alegre. A promessa, para quem for conferir, é de emoção do abrir até o fechar das cortinas.
O artista carioca — mas com grande identificação com o Rio Grande do Sul —, inclusive, falou com GZH sobre a importância do festival gaúcho, que completa um quarto de século neste ano:
— Eu conheço o festival e é um prazer poder estar nele pela primeira vez e me juntar à efervescência artística e cultural do cenário teatral de Porto Alegre é um privilégio. Tenho certeza de que, a cada ano que passa, a cada edição do festival, o cenário artístico teatral de Porto Alegre fica mais enraizada, mais amalgamado na identidade do povo gaúcho.
De acordo com o artista, que faz a sua estreia no evento, esta espécie de intercâmbio cultural agrega no desenvolvimento do ser humano:
— Quem somos nós se não esse encontro de culturas, de origens, desse povo miscigenado e diverso? Então, poder ter dentro do festival mais abertura para esse intercâmbio, artistas de fora do Estado convivendo com o cenário teatral porto-alegrense, só enriquece a experiência, a história do festival e todo o cenário cultural do Estado.
Destaques de fora
Rodrigo Marques
- Show de stand-up comedy
- Quando: 10 de janeiro, às 21h
- Onde: Teatro do Bourbon Country (Avenida Túlio de Rose, 80 - Jardim Europa)
Alfabeto Sonoro
- Com Letícia Novaes (Letrux) e Thiago Vivas
- Quando: 12 de janeiro, às 20h
- Onde: Farol Santander (Rua Siqueira Campos, 1125 - Centro Histórico)
"Ideias Soltas", com Murilo Couto
- Show de stand-up comedy
- Quando: 18 e 19 de janeiro, às 20h
- Onde: Teatro do Bourbon Country
Gard Nilssen Acoustic Unity
- Show musical com trio norueguês
- Quando: 21 de janeiro, às 20h
- Onde: Farol Santander
Como Salvar um Casamento
- Com Nanny People
- Quando: 23 de janeiro, às 20h
- Onde: Teatro CIEE (Rua Dom Pedro II, 861 - São João)
Eu Te Amo
- Texto de Arnaldo Jabor, com Sergio Marone e Juliana Martins
- Quando: 23 e 24 de janeiro, às 20h
- Onde: Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N - Centro Histórico)
Fernanda Takai
- Bate-papo e pocket show
- Quando: 30 de janeiro, às 20h
- Onde: Farol Santander
Arnaldo Antunes e Banda
- Show musical
- Quando: 1º de fevereiro, às 20h
- Onde: Farol Santander
Quem Está aí? Monólogos de Shakespeare
- Com Thiago Lacerda
- Quando: 6 de fevereiro, às 20h
- Onde: Theatro São Pedro
Hermeto Pascoal & Grupo
- Show musical
- Quando: 8 de fevereiro, às 20h
- Onde: Farol Santander
Ingressos
- Os valores variam de R$ 39,60 a R$ 150 e podem ser obtidos no site do Porto Verão Alegre.
- Há desconto de 20% para sócios do Clube do Assinante (exceto para as atrações do Farol Santander).