Kevin Spacey fez a primeira apresentação pública desde a absolvição no julgamento envolvendo acusações de abuso sexual, ocorrido em julho, no Reino Unido. O ator interpretou na noite de segunda-feira (16) uma cena da obra Timão de Atenas, de William Shakespeare, para abordar a cultura do cancelamento em evento na Universidade de Oxford.
Spacey apareceu no palco de surpresa ao ser chamado pelo jornalista Douglas Murray, que organizava um evento em homenagem ao falecido filósofo inglês Roger Scruton.
— Em uma era de cancelamento e exclusão, esquecemos por vezes que não podemos continuar assim e que já estivemos aqui antes. Sabemos disso porque os nossos maiores escritores e artistas abordaram esta questão nos seus próprios tempos — disse Murray.
Em seguida, o organizador introduziu a performance de Spacey, contextualizando que a cena trataria sobre um personagem que passa por momentos difíceis e, quando isso acontece, as pessoas o abandonam. A partir disso, o ator proferiu o monólogo, abrindo caminho pelo público antes de gritar a frase final:
— Estou farto deste mundo falso e não vou amá-lo!
Após a conclusão, Spacey foi aplaudido de pé pela plateia presente. A recepção aconteceu dias depois que um cinema de Londres desistiu de realizar a estreia do filme Control quando soube da participação do ator. Ele não aparece pessoalmente no longa-metragem, mas dá voz a um dos personagens.
Em julho deste ano, o ator passou por um julgamento no qual foi considerado inocente por crimes sexuais. Spacey respondia a nove acusações, realizadas por quatro homens, que incluíam agressão sexual, atentado ao pudor e estupro. Em setembro, o artista voltou a ser processado após uma nova denúncia de assédio de um massagista de Nova York.
Apesar das decisões judiciais, até o momento, Spacey não retornou às produções cinematográficas e teatrais.