Durante quase um ano, a diretora de teatro Camila Bauer e a atriz Liane Venturella conversaram com dezenas de mulheres que atuam como profissionais do sexo. Dessa pesquisa surgiu o novo espetáculo do Coletivo Projeto Gompa.
Meretrizes terá três sessões gratuitas de estreia desta sexta (1º) a domingo (3), sempre às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel do Multipalco Eva Sopher (Praça Mal. Deodoro, s/nº), em Porto Alegre. A retirada de senhas deve ser realizada na bilheteria do local, uma hora antes de cada sessão.
A montagem se vale do teatro documental para narrar a realidade dessas mulheres. Trechos dos relatos colhidos durante a pesquisa serão projetados no palco, em áudio ou vídeo, fazendo deles uma parte fundamental da dramaturgia. Das mulheres que atuavam no porto, passando pelos cafetões da Praça da Alfândega e chegando à exposição de corpos na internet, a peça aborda diferentes fases da atividade em Porto Alegre.
Com direção de Camila, o espetáculo é estrelado por Liane, que estará no palco acompanhada da pianista Catarina Domenici, fazendo a sonorização das histórias ao vivo. Também estarão em cena duas profissionais do sexo com diferentes visões da profissão: a jovem Paula Assunção e Soila Mar, que atua há mais de 40 anos nas ruas da cidade. A pesquisa em história oral e o dramaturgismo são de Juliana Wolkmer, e a dramaturgia é de Camila e Liane, a partir dos relatos ouvidos.