A turma do Bloco da Laje conhece bem a fidelidade de seu público, conquistado em 10 anos de muita vibração pelas ruas da Capital, e sabia que a vontade do reencontro era grande, mas ainda assim ficou surpresa. Apenas quatro horas depois de anunciar o retorno do show Quatro Estações, no clima de Carnaval em pleno inverno, os 1,5 mil ingressos se esgotaram. A resposta a tanto carinho? Show extra no dia seguinte.
Então, tem Bloco da Laje neste sábado (25) — esgotado — e neste domingo (26), a partir das 18h30min, na quadra da Banda Saldanha, em Porto Alegre (Av. Padre Cacique, 1.355, bairro Praia de Belas). Ingressos à venda na plataforma Sympla.
— Ficamos muito surpresos e felizes também (com os ingressos esgotados tão rapidamente). Nosso público estava muito sedento, é um público fiel, que nos segue nas redes, nas ruas. Meio que esperávamos por isso, mas não tanto (risos) — comenta Diego Machado, ator, brincante, diretor de teatro e um dos idealizadores do Bloco.
O show Quatro Estações traz o repertório tradicional do Bloco. Canções como Recanto Africano, Lá vem Gente, O que tu tem Cidadão, Pregadão, Deixa Brincar, Terremoto Clandestino, entre tantas outras, prometem sacudir a quadra da Saldanha nas vozes, tambores, guitarras, chocalhos e corpos da Laje, com seus azuis, vermelhos e amarelos vibrantes. O coletivo tinha acabado de lançar o Quatro Estações quando veio a pandemia - consequência da vitória no edital Natura Musical.
— Quatro Estações é um show muito poderoso. Mas se passaram mais de dois anos, a gente mudou, o mundo mudou. Então, teremos algumas novas cores e temperos — avisa ele.
Meio teatro, meio show, meio carnaval, meio teatro de rua, o coletivo tem feito história em Porto Alegre, atraindo milhares de pessoas em cortejos marcados pela alegria, irreverência e ludicidade. E a lacuna de mais de dois anos, em função do distanciamento social obrigatório para combater a pandemia, foi um período muito desafiador para os integrantes e para os seus fiéis seguidores.
— Tentamos nos manter com a chama acesa. Foi muito difícil, porque a gente é do encontro, da presença. O nosso princípio de existência se dá no convívio. Mas lutamos para manter nossos dedinhos entrelaçados mesmo que a distância — conta Diego.
A quadra da Banda Saldanha, tradicional reduto da cultura popular da cidade, abre suas portas às 17h do dia 25 e às 15h do dia 26 para receber o público. Devido aos cuidados sanitários, o local, que garante uma boa ventilação por ser uma grande área ao ar livre, não funcionará em sua capacidade máxima. A festa conta ainda com a presença de Djs: DJ Kafu no sábado e Joelma Terto no domingo.