O primeiro fim de semana do Porto Verão Alegre de 2022 traz Shakespeare, a história de Anne Frank e outras atrações. Tendo iniciado na quinta-feira (13), a 23ª edição do festival será realizada até 19 de fevereiro, com 62 espetáculos confirmados. O evento deste ano marca o retorno ao formato presencial após uma edição totalmente online em 2021.
Com preços entre R$ 50 e R$ 70, dependendo da sala de espetáculo, as entradas para o festival podem ser adquiridas unicamente pelo site www.portoveraoalegre.com.br.
O espetáculo Caio em Construção, que chegou a ser anunciado, não se apresentará mais no evento. Duas atrações que ocorreriam nos primeiros dias foram remarcadas para fevereiro: I SEE – Eu Vejo sua Mente será em 18/2, e SEX-TETO, em 19/2. Os ingressos já adquiridos seguem valendo para as novas datas. Caso o espectador não possa comparecer, há a opção de solicitar reembolso pelo e-mail contas@maisshows.com.
A seguir, confira alguns destaques desta quinta (13) até as estreias de sexta-feira da semana que vem (21).
Destaques desta quinta ao fíndi
O INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO — NOSSO RICARDO III
- De quinta (13) a domingo (16), às 21h, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75)
Dirigido por Luciano Alabarse, com atuação de Marcelo Ádams e Margarida Peixoto, o espetáculo parte do texto Ricardo III, de William Shakespeare, para falar do mundo contemporâneo. O Ricardo da montagem é o vilão shakespeariano, mas também retrata os tiranos genocidas de todos os séculos. A montagem ainda celebra os 20 anos da Cia. Teatro ao Quadrado, formada por Ádams e Margarida, que marca presença no festival também com a montagem Goela Abaixo ou Por que Tu Não Bebes?, no Teatro de Arena, de 20 a 23 de janeiro. Nesta comédia soturna do dramaturgo tcheco Václav Havel, um mestre-cervejeiro tenta embriagar seu funcionário, ao mesmo tempo em que também bebe loucamente, o que resulta numa sucessão de emoções e conflitos.
O ANEXO SECRETO
- De sexta (14) a domingo (16), às 20h, no Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835)
Inspirado em um dos livros mais lidos no mundo, O Diário de Anne Frank, o espetáculo espelha os conflitos e reflexões de uma jovem em sua puberdade que vive com a família confinada na Holanda, escondendo-se dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Com direção de Fernanda Moreno e Juliano Rabello, a montagem é uma realização do Coletivo O Muro.
Destaques da próxima semana
CURIOSA MENTE
- Terça (18) e quarta (19), às 20h, no Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835)
Monólogo protagonizado pelo ator Oscar Simch, que também é autor e diretor da montagem. No espetáculo, ele encena oito quadros com histórias sobre personalidades e acontecimentos reais — sejam engraçadas ou turbulentas. A trilha sonora ao vivo fica por conta do músico Jottagá Souza Gomes.
QUE RAIO DE PROFESSORA SOU EU?
- Terça (18) e quarta (19), às 20h, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)
Adaptação de Artur José Pinto do livro homônimo da pedagoga e escritora Fanny Abramovich. Com direção de Néstor Monasterio, a atriz Heloisa Palaoro interpreta uma professora de história que mora sozinha e está trocando de apartamento. Enquanto retira objetos das caixas, ela reflete sobre sua vida e, em especial, sobre a própria profissão.
RAINHAS DA NOITE
- Terça (18) e quarta (19), às 20h30min, na Sala Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, 2º andar)
Seguindo o estilo teatro de revista, Gloria Crystal, Everton Barreto e Lauro Ramalho apresentam esquetes e cenas curtas, intercaladas com canções interpretadas ao vivo e dubladas, em que homenageiam grandes nomes da música nacional e internacional. O espetáculo celebra os mais de 30 anos de carreira artística do trio, de trajetória marcante na cena teatral de Porto Alegre.
BAILEI NA CURVA
- De quinta (20) a domingo (23), às 21h, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75)
Um clássico do teatro gaúcho que irá completar quatro décadas em cartaz no ano que vem. Com direção de Júlio Conte, o espetáculo mostra a trajetória de sete crianças vizinhas na mesma rua em abril de 1964. Como pano de fundo, o golpe militar que entraria em curso naquele ano, que traz repercussões na adolescência nos anos 1970 e na vida adulta desses personagens, no início da década de 1980, diante de incertezas em relação ao futuro.
FRIDA KAHLO, À REVOLUÇÃO!
- De quinta (20) a domingo (23) e terça (25), às 20h, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas,736, 6º andar)
Inspirado livremente na vida e na obra da pintora mexicana (1907-1954), o espetáculo realça os aspectos humanos da personagem e conduz a uma redescoberta ética e estética da artista, com trilha sonora original executada ao vivo. Contando com a direção de Daniel Colin, o espetáculo traz a atriz Juçara Gaspar — autora do texto — no papel de Frida. No palco, ela é acompanhada pelo músico Luciano Alves.
PRETA NO BRANCO — O SHOW
- Quinta (20) e sexta (21), às 20h, na Casa de Espetáculos (Rua Visconde do Rio Branco, 691)
Espetáculo de stand-up comedy idealizado e criado por Nelly Coelho e Rodrigo Kão. A proposta da dupla é uma reflexão bem-humorada sobre questões latentes e problemáticas da sociedade brasileira: racismo, homofobia, xenofobia, feminicídio e machismo, entre outros.