Atuando há 26 anos no sucesso Pois É, Vizinha..., que denuncia a violência doméstica a partir do relato de uma dona de casa, a atriz Deborah Finocchiaro estreia nesta sexta-feira (12) uma nova tragicomédia, introduzindo uma personagem que promete cativar o coração do público assim como a anterior.
Diário Secreto de uma Secretária Bilíngue leva ao palco do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440), em Porto Alegre, o impasse de Marjorie, uma experiente secretária que, depois de 30 anos trabalhando na mesma empresa, tem de treinar uma nova funcionária para exercer as mesmas funções. Ao mesmo tempo em que encara a iminência da demissão, ela coloca na balança tudo o que deixou de fazer na vida.
— Seu dilema é a descartabilidade, é a rotina massacrante, os medos, as frustrações — diz Deborah. — São todas as situações que esse sistema nos impõe, no sentido de que nós devemos ter o nosso emprego para ganhar nosso dinheiro e até que ponto isso se torna banal.
Em meio ao drama da profissão, Marjorie depara com a inexorável passagem do tempo na vida pessoal. Entre os temas abordados na peça, aparece um considerado tabu: a menopausa.
— Fiz questão de colocar isso por ser algo que quase não é falado, mas pelo qual as mulheres de 45 a 50 anos passam e que continua sendo um tabu. As mulheres às vezes têm vergonha de suar, têm vergonha de passar por isso e ver que muda a sua libido, muda o seu desejo. A questão é como lidar de forma natural — defende Deborah.
Diário Secreto de uma Secretária Bilíngue terá sessões às sextas, às 20h, e sábados, às 18h, até 27 de julho. A montagem integra o projeto Ponto de Teatro, idealizado pelo jornalista Renato Mendonça, que realiza estreias mensais de montagens gaúchas. Paralelamente a cada estreia, há uma oficina gratuita de crítica teatral, que está com vagas esgotadas.
Comunicação
O espetáculo é resultado de uma parceria inédita de Deborah com o artista paulista Vinícius Piedade, que recentemente esteve em Porto Alegre para apresentar as peças Cárcere e Hamlet Cancelado. Ambos especialistas em solos, dirigiram e escreveram juntos a nova montagem a partir de um texto de Piedade. Ele explica que a ideia surgiu do desejo de falar sobre pessoas comuns, buscando o extraordinário no ordinário:
— Marjorie é você, sua tia, sua mãe, sua irmã. O momento decisivo de sua vida, uma demissão depois de 30 anos em um mesmo lugar, lhe coloca num estado que muito me interessa: estado de sítio, transformação, mutação.
Apesar de estar sozinha em cena, Deborah destaca que o trabalho não seria possível sem a parceria de Piedade — ele mesmo um ator, diretor e dramaturgo — e de toda a equipe da produção.
— Fazer um solo é um desafio parecido para qualquer ator. Acredito muito na técnica, mas não é a técnica que segura. O que segura é a comunicação. Quanto mais eu me humanizo, mais o meu trabalho cresce — analisa a atriz.
Diário Secreto de uma Secretária Bilíngue
Estreia nesta sexta-feira (12). Sextas, às 20h, e sábados, às 18h. Até 27 de julho.
Duração: 60 minutos. Classificação: livre.
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440), fone (51) 3533-5700, em Porto Alegre.
Ingressos: R$ 40. À venda no site institutoling.org.br e no local.