O violonista Daniel Wolff soube da morte de Fernando Lewis de Mattos pouco antes de subir ao palco para um concerto em Santa Catarina, que dedicou a ele. Já no dia seguinte, verificou uma data disponível no Auditorium Tasso Corrêa, do Instituto de Artes da UFRGS, e começou a disparar e-mails para convidar professores e ex-alunos para um concerto em tributo a ele. Professor, compositor e músico, Mattos morreu no último dia 4, aos 54 anos, em um acidente de automóvel em Porto Alegre, deixando centenas de partituras e admiradores.
O concerto desta terça-feira (27), às 19h, vai mostrar a diversidade de sua produção para solo e conjunto. Wolff e o flautista Leonardo Winter, seu colega na coordenação do evento, solicitaram aos participantes que escolhessem músicas do homenageado ou que tivessem relação com ele. Haverá composições do início ao final da carreira, observa Wolff, que gravou uma obra de Mattos no disco Porto Allegro (2013):
– Fernando compôs em muitos estilos, e compôs bem em todos eles, o que é digno de admiração. Neste concerto, tocarei Poemeto, que foi sua primeira obra.
Winter também gravou Mattos no álbum Música para Flauta de Compositores Gaúchos (2017), que ganhou neste ano cinco prêmios Açorianos de Música, incluindo Disco do Ano. No concerto, executará o segundo movimento da Série Sulina II com a pianista Catarina Domenici. O flautista considera Mattos um "homem renascentista" pela vastidão de seu conhecimento:
– Foi uma das pessoas mais geniais que tivemos no Departamento de Música da UFRGS, onde foi professor de harmonia e estética. Seus interesses iam da música renascentista à contemporânea.
Já a cantora Luciana Kiefer e o pianista Celso Loureiro Chaves tocarão uma obra de Bruno Kiefer e outra de Mattos, em uma teia de relações afetivas: Bruno, que era pai de Luciana, foi professor de Mattos, que por sua vez foi um estudioso da música de Bruno. Para Celso Loureiro Chaves, a produção de Mattos "é amigável para o ouvinte, sem concessões fáceis".
– É boa de ouvir, mas ao mesmo tempo faz pensar. O concerto é uma amostra dos diversos estilos do Fernando, desde a música de concerto até a música para amadores, que ele fazia com muita dedicação e responsabilidade.
As homenagens não terminam nesta noite. O conjunto de flautas Flautarium, que hoje tocará Cataventos V e VII, realizará uma apresentação no dia 10 de dezembro, às 18h30min, também no Auditorium Tasso Corrêa, em comemoração aos 20 anos do grupo, ocasião em que lançará um livro sobre sua trajetória. Tanto o concerto quanto o livro serão em tributo a Mattos. A flautista Lucia Carpena observa:
– A lembrança é de uma pessoa sensível, que tinha uma disponibilidade e uma curiosidade infinitas para ouvir as pessoas. Ao mesmo tempo, tinha um compasso moral muito claro, dizia que dignidade e caráter não se negocia.
Concerto em homenagem a Fernando Lewis de Mattos
Nesta terça-feira (27), às 19h, no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar), com entrada franca.
PROGRAMA
Fernando Mattos (1963-2018)
Poemeto
Com Daniel Wolff (violão).
Fernando Mattos
Prelúdios em Porto Alegre (III. Delicato/ V. Affetuoso)
Com Luciane Cardassi (piano).
Bruno Kiefer (1923-1987)
Canção para uma Valsa Lenta
Fernando Mattos
Árvore da Vida
Com Luciana Kiefer (voz) e Celso L. Chaves (piano).
Fernando Mattos
Dança Antiga
Com Dimitri Cervo (piano).
Fernando Mattos
Série Sulina II (II. Milonga-Passacaglia)
Com Leonardo Winter (flauta) e Catarina Domenici (piano).
Fernando Mattos
Variações sobre "Bright Fine Gold"
Com Augusto Maurer (clarineta).
Fernando Mattos
Voz Pública
Com Emanuel Müller (violino) e Mariana Duarte (viola).
Fernando Mattos
Cataventos V e VII
Flautarium – Conjunto de Flautas Doces da UFRGS: José Martinez, Leonardo Perroni, Leonardo Vitorino, Lucas Raugust e Lucia Carpena. Participação especial de Aline Güntzel, Eliana Huber, Clarissa Menezes e Marília Stein.
Fernando Mattos
Toda Noite
Com Helena Losada e Eliana Pires (sopranos), Ana Paula Witt Mosena e Ana Maria Althoff (contraltos), Alexandre Kreismann e Henrique Franke Mangoni (tenores), Guilherme Roman e José Mariano Bersch (baixos), e Ciro Gomes (contrabaixo acústico).
Fernando Mattos
Musas, Canoras Musas
Com Caroline Abreu, Helena Losada e Eliana Pires (sopranos), Ana Paula Witt Mosena e Ana Maria Althoff (contraltos), Alexandre Kreismann e Henrique Franke Mangoni (tenores), Guilherme Roman e José Mariano Bersch (baixos) e Daniel Wolff (violão).
Afonso X (1221-1284)
Santa Maria, Strela do Dia
Anônimo
La Rosa Enflorece
Música Mundana – Conjunto de Músicas Antigas e Tradicionais: Deisi Coccaro (voz, derbak), Eliana Vaz Hubber (flautas, viela de roda), Flávia Domingues Alves (alaúde), Guilherme Roman Marangon (voz, derbak) e Lais Belinski Roman (rabeca).
Fernando Mattos
Milonga da Mina
Com Eliana Vaz Huber, Cláudia Schreiner e Clarissa de Godoy Menezes (flautas doces), e Fernanda Krüger (violão).