Devido à forte identificação entre o Porto Alegre em Cena e seu idealizador, Luciano Alabarse, que foi o coordenador-geral em quase todas as edições, a continuidade do festival sempre foi um ponto de interrogação. Mas a 24ª edição do evento, que teve sua programação anunciada nesta terça-feira (1º/8), dissipa qualquer dúvida. Ao assumir a titularidade da Secretaria de Cultura de Porto Alegre no início do ano, Alabarse deixou um sucessor no Em Cena. Ele é Fernando Zugno, seu braço-direito há 12 edições. Zugno segue tendo Alabarse como interlocutor (o festival é vinculado à Secretaria de Cultura), mas agora é ele quem assina a coordenação-geral e a curadoria.
– É um desafio e uma honra – afirma Zugno. – Aprendi muito com Luciano, criamos uma afinidade nesses anos todos. Mas eu sou eu. Houve espetáculos para os quais eu quis dar mais atenção.
Entre as novidades das 35 produções de teatro, dança e música que ocuparão 15 espaços da Capital de 12 a 24 de setembro, está uma linha curatorial – o que não havia nas edições anteriores – destacando o protagonismo feminino. A grande atração internacional será a cultuada multiartista espanhola Angélica Liddell, que estará em cena com sua companhia Atra Bilis Teatro na estreia latino-americana do espetáculo Genesis VI: 6-7 (dias 16 e 17/9), no Teatro do Sesi. Será a primeira vez de Angélica com seu grupo em Porto Alegre.
Grandes atrizes brasileiras também figuram na grade do festival. Nathalia Timberg interpreta o papel-título na estreia nacional de Chopin ou o Tormento do Ideal (de 15 a 17/9), Andréa Beltrão recria a tragédia Antígona (21 e 22/9), Drica Moraes está em Lifting (23 e 24/9) e Grace Passô, uma das artistas mais incensadas dos palcos brasileiros, terá participação dupla: atua em O Líquido Tátil (de 19 a 21/9) e assina o texto de Guerrilheiras ou Para a Terra Não Há Desaparecidos (18 e 19/9).
Também são destaques nacionais da programação Leite Derramado (de 13 a 15/9), adaptação do diretor Roberto Alvim para o romance de Chico Barque, e O Testamento de Maria (19 e 20/9), solo da atriz Denise Weinberg encenado por Ron Daniels. Serão homenageadas a atuadora Tânia Farias, do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, tema do livro deste ano da série Gaúchos em Cena, e a educadora e pesquisadora Esther Grossi, que será a madrinha do festival. A pré-venda de ingressos para cinco espetáculos no Theatro São Pedro começa nesta quinta-feira (3/8). Ainda não foi divulgada a data de início da venda para as demais atrações.
Embora os shows sempre tenham espaço garantido no Em Cena, neste ano serão agrupados no projeto Música em Cena, com apresentações nos palcos e também em "sessões malditas" no Centro Municipal de Cultura. O espaço localizado na Avenida Erico Verissimo, 307, será transformado durante o festival para ser o ponto de encontro, com decoração especial, DJ, food trucks e food bikes. Lá também ocorrerão atividades paralelas como mesas-redondas.
PRÉ-VENDA DE INGRESSOS
Estão disponíveis para pré-venda, a partir desta quinta-feira (3/8), ingressos para atrações no Theatro São Pedro:
- As Bahias e a Cozinha Mineira – Etc & Tal (13/9, às 21h)
- Chopin ou O Tormento do Ideal (15 e 16/9, às 21h, e 17/9, às 18h)
- Alice Caymmi – Louca (20/9, às 21h)
- Antígona (21 e 22/9, às 21h)
- Lifting (23/9, às 21h, e 24/9, às 18h)
Pontos de venda
- Com taxa: site portoalegreemcena.superingresso.com.br
- Sem taxa: bilheteria do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº), de segunda a sexta, das 13h às 18h30 ou até o horário de início do espetáculo; sábados e domingos, das 15h até o horário de início do espetáculo.
Preços
- R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada). Desconto de 50% para sócios do Clube do Assinante.