Os espectadores que comparecerem ao musical carioca Loucos por Barbra com a expectativa de assistir a uma caracterização de Barbra Streisand poderão ficar com um delicioso sentimento de dúvida. A cantora Tânia Apelbaum Novak adianta que não incorpora explicitamente o papel da atriz, cantora e diretora de cinema:
– Deixo a cargo do público a possibilidade de me ver ou não como Barbra.
Deborah Colker apresenta a coreografia Cão sem Plumas em Porto Alegre
Paulo Betti estrela o solo Autobiografia Autorizada
Grupo Kadima estreia o espetáculo de dança judaica Ahavá
Tânia, no entanto, deixa pistas: apresenta-se com a maquiagem e o estilo de cabelo que Barbra utilizou no início da carreira, nos anos 1960. Em nenhum aspecto a artista estará mais presente do que na voz de Tânia, que procura interpretar as canções ao estilo da estrela americana. O espetáculo que estará em cartaz em sessão única neste sábado (1º/7), às 21h, no Teatro da Amrigs, em Porto Alegre, contará com uma sequência de hits, ora apresentados por Tânia, ora pelo cantor Wladimir Cabanas. E, claro, com alguns duetos. Quem acompanhará a dupla será o tecladista Haroldo Goldfarb, que também responde pela direção musical.
Entre as canções, o público conhecerá momentos-chave da carreira de Barbra pela narração do diretor do espetáculo, Leandro Fleury. Em alguns momentos, as músicas correspondem ao episódio biográfico que acaba de ser contado; em outros trechos, a relação entre narração e canção é poética – Over the Rainbow, por exemplo, ilustra o sonho de ser uma grande artista.
Englobando o repertório dos primeiros álbuns, nos anos 1960, focados no jazz e nos musicais, até a fase disco da década de 1980, o espetáculo apresentará clássicos imortalizados na voz de Barbra, como People, Cry me a River, Memory e I Finally Found Someone. Uma preciosidade ficará por conta de Avinu Malkeinu, tradicional reza judaica gravada no disco Higher Ground (1997). Tânia explica que sua admiração por Barbra vai além da arte:
– Ela sempre representou papéis de mulheres que vão contra as normas vigentes, seja em relação ao padrão de beleza física, seja em relação ao papel da mulher na sociedade.
LOUCOS POR BARBRA
Neste sábado (1º/7), às 21h. Duração: 75 minutos.
Teatro da Amrigs (Avenida Ipiranga, 5.311), fone (51) 3014-2001.
Ingresso: R$ 160, com meia-entrada para idosos e estudantes.
Desconto de 50% para sócios do Clube do Assinante.
Preço promocional: R$ 85 para quem levar um quilo de alimento não perecível na hora do espetáculo.
Venda antecipada na Espaço Vídeo (Rua Vasco da Gama,153), das 9h às 18h.
A bilheteria do Teatro da Amrigs abre duas horas antes da sessão.