A serra gaúcha é o destino certo para quem busca viver experiências ao redor de uma boa mesa, brindando com vinhos e espumantes e descobrindo histórias da cultural local. Uma das cidades que reúne o festival gastronômico mais disputado do Rio Grande do Sul é Carlos Barbosa. É lá que começa nesta sexta-feira, 1º de julho, o 31º Festiqueijo. Serão mais de 40 tipos de queijos e 60 rótulos de vinhos, espumantes e sucos, além de uma farta mesa central abastecida com polenta brustolada, pizza, pastel de queijo, grostoli, galeto, salsichão e muitos outros sabores que fazem parte da culinária italiana, predominante na região.
Depois de dois anos sem acontecer, o Festiqueijo retorna revitalizado e com muitas novidades que vão além do Salão Paroquial da Igreja Matriz. Pela primeira vez, o Festival aposta em uma Área Vip com mesas e cadeiras onde os visitantes poderão apreciar um cardápio especial, regado aos bons vinhos brasileiros, além de poder assistir às atrações artístico-culturais. A vontade do reencontro é tão grande que a inovação extrapolou o Salão com a montagem da Vila das Etnias na Rua Coberta. Ali, casas típicas foram construídas para preservar e homenagear as principais etnias responsáveis pela formação do povo barbosense, entre elas: italiana, alemã, polonesa e suíça.
A diversidade de atrações culturais só reforça que o Festiqueijo é um espaço projetado para pessoas de todas as idades e famílias, não apenas amantes de queijos e vinhos. Neste novo espaço, com acesso gratuito, o público poderá conhecer mais de cada cultura, apreciar objetos antigos e até adquirir produtos como o pão caseiro, o chopp e o pierogi, além do Armazém Festiqueijo com itens exclusivos dos expositores.
Durante o mês de julho, a cidade acolhe visitantes de todos os lugares do Brasil. E para aproveitar a programação para além do tradicional, confira três dicas de atrações para não perder no 31º Festiqueijo:
1) Festiqueijo para além do Salão Paroquial da Igreja Matriz
De seminários a concursos, durante o mês de julho, Carlos Barbosa conta com eventos de diversos formatos, além de atividades que acontecem concomitantes ao Festival. A 11ª Olimpíada Colonial é uma delas e ocorre no primeiro domingo do evento, dia 3. O campeonato conta com a participação de até 10 equipes para realizar provas tradicionais, como debulhar milho e cabo de guerra no Parque da Estação, a partir das 9h.
2) A Vila das Etnias
Valorizando os povos que contribuíram para a formação de Carlos Barbosa, a Vila das Etnias chega carregada de valores culturais, com destaque para os italianos, alemães, poloneses e suíços. Casas típicas na Rua Coberta exibirão objetos e ofícios dos imigrantes, além de comercializar produtos como o pão caseiro, o chopp, o pierogi, entre outros. No local, um palco reunirá artistas locais para fomentar a cultura baronense, através dessas etnias. As atrações ocorrem de 1º a 31 de julho, durante as sextas-feiras e finais de semana. De corais à reza do terço, o palco conta com mais de 20 performances ao longo do Festival.
3) Mimos não podem faltar
Depois de aproveitar o Festiqueijo, nada melhor que presentear quem ama com produtos de qualidade. Seja vinho, queijo ou até uma lembrancinha da cidade, a Feira de Compras, que nesta edição traz o nome de ‘Feito em Barbosa’, tem uma variedade de produtos locais para toda a família. O local fica no Pavilhão Tramontina, na Rua Coberta, e ficará aberto durante todo o período do Festival.
O evento gastronômico ocorre em Carlos Barbosa, de 1º a 31 de julho, sempre de sextas a domingos, no Salão Paroquial da Igreja Matriz. Os ingressos podem ser adquiridos no próprio site ou pessoalmente no guichê durante o evento.