Outubro é um mês especial para aqueles que se preocupam com a segurança digital. Isso porque é quando se celebra o Mês da Conscientização em Cibersegurança. Neste período, empresas de todo o mundo se unem para divulgar a importância de manter dados e informações pessoais protegidos contra ameaças cibernéticas cada vez mais sofisticadas. A Netfive é uma delas.
– Com o aumento da inserção de diversas tecnologias no dia a dia e a popularização das redes sociais, a quantidade de ameaças cibernéticas também cresceu. Cibercriminosos, golpes digitais, roubo de informações e fraudes estão se tornando cada vez mais comuns. O Mês da Cibersegurança busca ensinar as pessoas a se proteger dessas ameaças, ajudando-as a entender boas práticas de segurança online – explica a consultora de segurança da informação da Netfive, Raquel Lupion.
Anualmente, em outubro, a Netfive promove gamificações com cunho educativo sob o tema de cibersegurança. Nesta entrevista, Raquel e o diretor de serviços de segurança da companhia, Vagner Christ, apresentam o jogo preparado para este ano. Confira!
Por que, desde 2022, a Netfive decidiu trabalhar com conteúdos educativos para celebrar o Mês da Cibersegurança?
Vagner Christ – Precisávamos alertar o público do risco que correm no dia a dia ao usar ferramentas do cotidiano, como as redes sociais, pois para muitas pessoas não há nenhuma ameaça. Existe uma falsa sensação de segurança e, de forma geral, não há conteúdo de fácil entendimento para uma audiência não-técnica.
Por que vocês escolheram a gamificação para apresentar o tema de segurança da informação?
Raquel Lupion – A gamificação é bastante eficaz para engajar e facilitar o processo de aprendizado, especialmente em temas como segurança da informação, que são mais técnicos e distantes do cotidiano das pessoas.
Do ponto de vista da neuroeducação, o formato gamificado estimula áreas do cérebro ligadas à motivação, à atenção e à retenção de informações. Quando transformamos o aprendizado em algo divertido e desafiador, aumentamos os níveis de dopamina, o que cria uma sensação de prazer e conquista. Isso melhora a memorização, pois o cérebro tende a reter melhor os dados associados a experiências positivas.
Melhorando a retenção de conteúdo, internaliza-se o que foi aprendido e, consequentemente, a conscientização em segurança da informação transforma-se em mudança de comportamento.
Como vocês planejam os assuntos que vão abordar na ação do ano?
Vagner Christ – Para iniciarmos essa jornada, elaboramos uma pesquisa com questões de múltipla escolha e totalmente anônima sobre o comportamento de segurança da informação no dia a dia. Com base nos resultados, buscamos obter dados suficientes para uma análise comportamental dos usuários de tecnologia do Estado. Essa iniciativa ocorre anualmente para que, através dessa troca de conhecimento, possamos planejar com mais assertividade ações que promovam a conscientização e o engajamento de todos na missão do ano seguinte.
Com base na última pesquisa, qual o tema escolhido e quais são os principais assuntos tratados no jogo deste ano?
Vagner Christ – Para este ano, trazemos o tema “Sua Missão Na Era da IA”. No jogo, a personagem Lyra vive em um futuro não muito distante, no qual cibercriminosos aplicam golpes. Para proteger a Terra, ela precisará buscar conhecimento em outros planetas. A partir dessa premissa, conteúdos como deep fake e cyberbullying são apresentados aos participantes e, ao fim de cada missão, os usuários respondem a um quiz para fixar o conhecimento.
Quem pode participar do jogo “Sua Missão Na Era da IA”?
Raquel Lupion – Nosso público-alvo é todo mundo que tem acesso à internet, ou seja, potenciais alvos dos cibercriminosos e possíveis vítimas de pessoas mal-intencionadas. Esperamos atingir desde adolescentes até idosos, já que estruturamos um formato de comunicação acessível e envolvente, que acolhe diferentes idades e níveis de conhecimento em segurança da informação. Nossa expectativa é alcançar cerca de 5 mil participantes.
Participe e ganhe!
Mais do que agregar conhecimento sobre cibersegurança, quem participar do jogo “Sua Missão Na Era da IA” pode até mesmo ganhar um kit exclusivo preparado pela Netfive, que contempla botons, adesivos, uma camiseta e uma Alexa Echo Show 8. Para participar do concurso cultural, basta clicar aqui. Ao fim do game, você deve participar de uma rápida pesquisa, criando uma frase para o concurso cultural que irá premiar as três respostas mais criativas.