Chegou a época do ano que mais mexe com o imaginário das pessoas. O espírito natalino, de uma forma ou outra, acaba contagiando a família inteira e, em Bento Gonçalves, a chegada do bom velhinho promete muita emoção. O Natal nos Vinhedos chega à segunda edição com uma programação diversificada e estrutura para crianças de todas as idades. A estimativa é que cerca de 50 mil pessoas prestigiem o evento, que ocorre entre os dias 8 e 23 de dezembro.
– Já é um momento muito especial, independentemente de estarmos em um evento como este. Mas a sensação de estar entre os vinhedos transforma o Natal em um momento diferente de tudo que estamos acostumados e muito especial. É até difícil de expressar, só quem realmente está no evento sente isso. A natureza, as videiras, é como se o sentimento de vida aflorasse de forma diferente – compartilha a presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Marijane Paese.
O simbolismo do vinho para o cristianismo ajuda a explicar a relação de vida, (re)nascimento e celebração que o evento busca proporcionar aos visitantes. O palco é montado em meio ao vinhedo, entrando no clima da região e do Natal ao mesmo tempo. Além das atrações artísticas, todas com temática natalina, diversos pontos oferecem gastronomia variada e, obviamente, muitas opções de vinhos e espumantes.
O Natal nos Vinhedos é organizado pelo CIC-BG e tem promoção da prefeitura de Bento Gonçalves e do Grupo RBS. O evento ocorre no KM 21 da RS-444, no Vale dos Vinhedos. Com entrada franca, os shows ocorrem nos dias 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de dezembro, a partir das 19h.
Confira 5 motivos para ver de perto toda essa magia:
1) Shows
A programação começa no dia 8 de dezembro e ocorre sempre às sextas-feiras e sábados, até o dia 23. Já na primeira noite, a Família Lima é quem sobe ao palco para encantar o público com show baseado no DVD “Natal em Casa”. Laura Dalmás, que participou do The Voice Brasil, também se apresenta. Nos outros finais de semana, as atividades continuam com atrações como Dirceu Pastori, Trebbiano, Tholl, Beatles no Acordeon, Vocal Allegro, Rodrigo Soltton e coro, Orquestra de Teutônia, Sunset Riders, Cia. Sorriso com Arte e os DJs Nairo Orlandi, Fabiano Oliveira e Fabio Moro.
2) Estrutura
Um caminho iluminado conduz os visitantes até o palco, no meio do vinhedo. Nos balcões, repletos de opções gastronômicas, cada empreendedor oferece seu produto e tudo acontece ao mesmo tempo: você pode percorrer o caminho escolhendo comidas e bebidas, curtindo os shows ou aproveitando para brincar com as crianças.
O local é cuidadosamente adaptado para o acesso de pessoas com deficiência e conta, também, com amplos estacionamentos (pagos). Transfers gratuitos levam o visitante até os vinhedos.
3) Crianças
Por falar nos pequenos, eles contam com um local exclusivo. A área de recreação faz sucesso, assim como os espetáculos inspirados no espírito natalino. O evento é pensado para a família inteira.
4) Enogastronomia
Não se pode falar em Vale dos Vinhedos se os tradicionais vinhos e espumantes da região não estiverem em pauta. Além dos melhores rótulos da região, com a presença das vinícolas, comidas tradicionais são opção para acompanhar e harmonizar. Poder consumir diretamente dos produtores é um charme a mais do evento.
5) Papai Noel
O ápice do Natal nos Vinhedos deve ocorrer no dia 23 de dezembro, quando o Papai Noel chega em um espetáculo que promete ser inesquecível. Graças a uma estrutura grandiosa, o bom velhinho desce dos céus, guiado por suas renas.
– É muito impactante para as crianças. E também para nós, adultos – diverte-se Marijane.