Algum desavisado pode imaginar que mel, rosca e nata são ingredientes que não combinam. Ledo engano, como prova o tradicional evento promovido em Ivoti. A 15ª Feira do Mel, Rosca e Nata concentra o melhor da gastronomia da região e ainda conta com shows de música, humor e diversas outras atrações. O evento ocorre em dois finais de semana (de 20 a 22 e entre 27 e 29 de maio), no Núcleo de Casas Enxaimel.
A estimativa para este ano é que pelo menos 15 mil visitantes passem pela feira em cada fim de semana. E motivos não faltam. Entre as atrações estão shows de bandas musicais de diferentes estilos, como sertanejo, pop rock e nativista. São dois palcos, com programação aos sábados e domingos, das 13h30 às 17h. Mas o primeiro contato dos visitantes com a música ocorre já na entrada, onde são recebidos pela tradicional bandinha alemã.
Já a culinária tradicional, estrela da festa, fica dividida em dois espaços. Além dos produtos que dão nome ao evento, é possível encontrar cucas, salames, queijos, linguiças, bolachas de mel e vários outros produtos coloniais. A cachaça, que também leva o nome da cidade a reconhecimento nacional, será representada por três empresas locais.
A Feira do Mel, Rosca e Nata é promovida pela Prefeitura Municipal de Ivoti, com apoio da Cooperativa dos Apicultores de Ivoti (Cooapi) e patrocínio da Sicredi Pioneira. São 90 expositores, além de três restaurantes e diversos food trucks, com opções para todos os gostos.
Confira mais detalhes na entrevista com a diretora de Turismo de Ivoti, Raiama Trenkel.
Quais as principais atrações da Feira do Mel, Rosca e Nata?
Sempre tentamos trazer novidades. Além de aumentar a estrutura física para comportar visitantes e expositores, estamos fazendo adaptações no estacionamento, em sua maior parte gratuito, assim como o acesso. O visitante não tem gasto para ir à feira, pois queremos que o comerciante venda seus produtos. Além dos shows musicais, o lançamento nesta edição é o Chá da Herta, uma personagem muito querida aqui da região. Percebemos que, nas edições anteriores, o CTG da feira era aproveitado ao meio-dia e ficava ocioso à tarde. Muita gente dizia que queria comer alguma coisa lá mesmo, mas só tinha espaço para as compras. Então, surgiu essa ideia: o chá será com as delícias da feira, produtos produzidos em Ivoti, dentro de uma caixa. A pessoa pode consumir no local, com chá quentinho e a divertida interação da Herta, ou levar a caixa.
A gastronomia é o fator principal, fazendo justiça ao nome da feira?
O visitante chega ao evento e se depara com o Pavilhão Mel, Rosca e Nata. São dois espaços nobres para eles e uma grande variedade de produtos coloniais. Entre as bebidas, vinhos, sucos, licores e cachaças – estão confirmadas três cachaçarias, já que em agosto ocorre o primeiro festival da cachaça de Ivoti, que é a terceira cidade com maior produção de rótulos diferentes da bebida no país. Outra atração é a produção de roscas, pães e cucas na hora. Os visitantes poderão comprar produtos fresquinhos.
Como é a estrutura para os visitantes?
É um passeio para toda a família. Tem água para o chimarrão, pode trazer o animal de estimação e também voltamos com a degustação, que ficou inviável durante a pandemia. Pensamos em tudo com muito carinho e criamos vários espaços “instagramáveis”, para as pessoas tirarem fotos. As atividades incluem a Cidade das Flores, brinquedos infláveis, espaço infantil e programação dedicada ao conhecimento. O Caminho das Abelhas, criado em parceria com a Emater, mostra de forma lúdica todo o processo de produção de mel. As crianças podem tirar fotos com a abelha e entender a importância da preservação ambiental. Nos dias 20 e 27 de maio teremos oficinas com alunos da rede municipal, que também vão aprender sobre apicultura.
Todos os expositores são da cidade?
A gente sempre abre primeiro para moradores do município, depois para a região. Este ano sobraram poucas vagas [para outros municípios]. Percebemos que as pessoas precisaram se reinventar durante a pandemia. Pela primeira vez, 90% dos expositores são de Ivoti.
Fique por dentro das novidades da Feira do Mel, Rosca e Nata de Ivoti acessando o Instagram e o Facebook do evento. O WhatsApp do Departamento de Turismo é o (51) 9-8608-1562.
15ª Feira do Mel, Rosca e Nata de Ivoti
Quando: 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de maio
Onde: Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti
Horário: das 9h às 17h
Ingresso: entrada gratuita
Estacionamento: opções gratuitas e pagas