Uma festividade que tem em sua essência destacar a cultura da erva-mate e um tradicional hábito gaúcho: o chimarrão. A 16ª Festa Nacional do Chimarrão, a Fenachim, vai trazer variadas atividades gratuitas e preços bem acessíveis ao público. Com a promessa de ser um grande encontro de tradição e confraternização, ocorre de 5 a 8 e de 11 a 15 de maio, no Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires.
Os visitantes terão a oportunidade de conferir shows musicais de artistas nacionais como Dilsinho, Hugo & Guilherme e Grupo Pixote; além apresentações regionais, com importantes nomes da nossa cultura, como Baitaca, Os Fagundes, os Serranos, Shana Muller, Gaudêncio, João Luiz Corrêa e Pedro Ernesto Denardin e banda.
Outras opções são: a Feira de Negócios, o Rodeio Crioulo e variados eventos culturais. Também vai ocorrer a Escola do Chimarrão, um projeto itinerante que expõe e ensina a fazer a nossa bebida típica, com espaço privilegiado, também apresentaremos culinária à base de erva-mate e toda a tradição em torno dela.
A festa que leva todas as potencialidades de desenvolvimento econômico e cultural da cidade para todo o país.
– O evento tem o sabor do Rio Grande, cultua nosso símbolo máximo, o chimarrão, e também é a vitrine para as regiões do Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari. Aos que vão visitar a nossa festa, poderão encontrar na capital nacional do chimarrão toda a hospitalidade do nosso povo – destaca o prefeito de Venâncio Aires e presidente de honra da 16ª Fenachim, Jarbas da Rosa.
Gastronomia à base de erva-mente
Entre as novidades desta edição, está a presença de gastronomia à base de erva-mate com demonstrações e degustações. Todas as ações vão ocorrer no Chimarródromo que, a partir deste ano, também ficará como uma base fixa no Parque do Chimarrão.
A estrutura foi construída em uma cobertura no local, que também poderá ser usada durante a realização de outros eventos do município, além da Fenachim.
– Trata-se de uma das maiores festas do Rio Grande do Sul. Em termos de simbologia, talvez a maior. Carregamos conosco uma grande responsabilidade de cultuar o chimarrão, que é uma representação de todos os gaúchos. A partir dele, também evidenciamos as potencialidades de Venâncio Aires, como a economia, o turismo e a tradição – complementa o presidente da 16ª Fenachim, Vilmar de Oliveira.
Cordialidade e beleza das Soberanas
Além da beleza, simpatia e carisma, as Soberanas foram escolhidas para levar a festa além de Venâncio Aires e região. Há cerca de seis meses, trabalham na divulgação da 16ª Fenachim e já realizaram diversas visitas a eventos e a municípios gaúchos de diferentes regiões do Estado, como também a Brasília, sendo recepcionadas por deputados federais, senadores e o presidente da República, Jair Bolsonaro.
Muitas das atrações do evento terão as presenças da rainha Veridiana Röhsler e das princesas Lavínia Giehl e Alexandra Keller.
– O chimarrão por si só já é convidativo. A festividade vai celebrar a saúde, a vida e a alegria da nossa gente. Será um momento de sorrisos e abraços – comenta Veridiana Röhsler.
Quer saber como participar e conferir a programação completa? Acesse o site oficial ou as redes sociais Facebook e Instagram da 16ª Fenachim.