Com o tema "Patrimônio Nosso", a Fenadoce 2019 está de portas abertas para os visitantes. Quem passar pelos pavilhões do evento verá muito mais do que doces: apresentações com músicos, bailarinos e atores em encenações e performances que representarão uma releitura da cultura e tradição do município fazem parte da programação. A proposta para o mote deste ano é sobretudo valorizar o patrimônio pelotense e toda a sua carga histórica e cultural, que atrai pesquisas e turistas de todo país.
O projeto cultural da feira, elaborado pela Ânima Cultural, foi dividido em duas áreas: artes visuais e artes cênicas e música. Os espaços da Fenadoce serão transformados e receberão cenários que mesclam desenhos, ilustrações e fotografias do Conjunto Histórico de Pelotas, consagrado como Patrimônio Cultural Brasileiro – material e imaterial –, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Ao todo, sete setores tombados serão representados: quatro praças, um parque, a Chácara da Baronesa e a Charqueada São João. O artista Leandro Selister, que morou em Pelotas até os seus 18 anos, é o responsável pela identidade visual:
– Levarei, literalmente, para dentro da Fenadoce lugares como o Mercado Público, o Chafariz das Nereidas, o interior da Biblioteca Pública Pelotense, entre outros. Os visitantes encontrarão alguns móveis destes locais e poderão conhecer um pouco mais sobre cada um deles.
Selister ainda contou com a ajuda de doze bordadeiras do projeto Doce Linhas – uma delas com 87 anos –, que se encontram semanalmente no Museu do Doce de Pelotas. As artesãs bordaram detalhes em alguns prédios desenhados e enquadrados que estarão expostos.
Tecnologia na feira
O projeto cultural da Fenadoce possui ainda uma área tecnológica, desenvolvida pela empresa Dimensio, por meio da utilização do aplicativo Turismo Virtual em Pelotas, que agregará experiências por meio de realidade aumentada. A ferramenta possibilitará o acesso aos elementos visuais da ambientação.
Mais uma novidade: será instalado um painel no meio da feira com 21 fotografias de detalhes do patrimônio arquitetônico de Pelotas –feitas pelo celular por Selister –, todas acessíveis para smartphones. A ideia é que os visitantes da feira colecionem as imagens e também compartilhem através das redes sociais.
Serviço
O que: Feira Nacional do Doce 2019 (Fenadoce) – realização CDL Pelotas
Data: 5 a 23 de junho de 2019
Local: Centro de Eventos Fenadoce (Av. Presidente Goulart com a BR-116) – Pelotas (RS)
Horário: segunda a quinta, das 14h às 22h; sexta, das 14h às 23h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 23h.
Site: www.fenadoce.com.br