Pelotas, no sul do Estado, possui uma tradição doceira conhecida em todo o Rio Grande do Sul. É sabido que, desde 1986, uma vez por ano, a cidade celebra sua cultura confeiteira-gastronômica na Feira Nacional do Doce: a Fenadoce. E a expectativa é alta para a a 26ª edição do evento, que será realizada de 30 de maio a 17 de junho, no Centro de Eventos Fenadoce. Com o tema "Nosso Mundo Mais Doce", a ideia do evento é promover união e paz entre todos na sociedade.
Quem visita a feira tem um encontro obrigatório com doces certificados: Pastel de Santa Clara, Ninho, Bem Casado, Olho de Sogra, Panela de Coco, Beijinho de Coco, Quindim, Amanteigado, Fatia de Braga, Camafeu, Trouxas de Amêndoas, Broinha de Coco, Queijadinha, Papo de Anjo e Doces Cristalizados. Para ter certeza de que se está apreciando um doce original pelotense, basta conferir o selo de procedência que garante a fabricação e qualidade dos produtos. Este processo de certificação iniciou em 2015 e já abrange 14 docerias de Pelotas – no site da Fenadoce é possível conhecer as características das receitas de cada um dos quitutes.
Não há dúvida de que o evento é sucesso. Abrindo em números, na edição de 2016, 270 mil visitantes passaram pelos estandes da Fenadoce e cerca de 2,2 milhões de doces foram vendidos. Para dar conta de todo o público, o Centro de Eventos tem 22 mil metros quadrados de área coberta e conta com 5 mil vagas de estacionamento para carros e 150 vagas para ônibus de excursões. Além da dose extra de açúcar, a feira oferece opções de entretenimento, como shows locais e nacionais, e gastronomia diversificada na praça de alimentação - para este ano, estão previstas 747 apresentações artísticas e culturais e uma programação intensa.
Atrações nacionais subirão ao palco durante a feira
Quatro shows nacionais vão garantir a diversão dos visitantes. No dia 3 de junho, a dupla Jorge & Mateus estreará a Arena de Shows da feira. Já no dia 10, o palco fica com o grupo Atitude 67, do Mato Grosso do Sul, que mistura ritmos de samba, rap, reagge, funk e pagode. No dia 15, será a vez do Baile do Dennis, com Dennis DJ. E, para encerrar, o consagrado cantor Alexandre Pires levará para a Fenadoce, no dia 16, o Baile do Nego Veio, com os ritmos do funk e sertanejo e os clássicos da música brasileira nos anos 90. Os ingressos podem ser adquiridos online pelo site www.ticmix.com.
Turismo em Pelotas é mais uma opção para os visitantes
Visitar a região sul do Estado com as suas rotas gastronômicas e construções históricas pode ser uma bela viagem, não é mesmo? Uma boa dica é alinhar este passeio ao período em que a Fenadoce será realizada para garantir ainda mais cultura ao roteiro. Sucesso consagrado, a feira contará novamente com o Espaço Arte do Doce que propõe uma viagem pela tradição doceira de Pelotas, combinando cenografia, pinturas, esculturas, mobiliários e objetos que retratam a magia da fabricação dos doces. O local também receberá apresentações, destacando a performance do grupo Elenco – composto por atores, bailarinos e músicos que interagem com o público –, que celebra diferentes culturas e etnias.
Vale ressaltar que Pelotas acaba de ser reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural do Brasil, que aprovou por unanimidade o tombamento do Conjunto Histórico de Pelotas. A tradição doceira de Pelotas também foi inserida no Livro de Registro do Patrimônio Imaterial.
Serviço
O que: Feira Nacional do Doce - Fenadoce 2018
Data: 30 de maio a 17 de junho de 2018
Local: Centro de Eventos Fenadoce (Av. Presidente Goulart com a BR-116) – Pelotas (RS)
Horário: segundo a quinta, das 14h às 22h; sexta, das 14h às 23h; sábados e feriados, das 10h às 23h; domingos, das 10h às 22h. Site: www.fenadoce.com.br