O diretor Francis Ford Coppola, um dos principais nomes da sua geração, revelou que seu novo filme, Megalópolis (2024), não será disponibilizado no streaming. O longa chegou aos cinemas brasileiros na última quinta-feira (31).
— Megalópolis não estará disponível em serviços de assinatura, será apenas pay-per-view — afirmou em entrevista ao portal Splash nesta sexta-feira (1º). — No momento em que estamos sentados aqui, duas coisas maravilhosas estão morrendo: uma é o jornalismo e a outra é o sistema de estúdio de fazer filmes.
O cineasta explicou que a "morte" do jornalismo se dá pela falta de fontes identificadas e pelas manchetes "caça-cliques". Já a decadência do cinema, ocorre pela necessidade dos estúdios em gerar lucros com suas produções, as condicionando a fórmulas preexistentes.
Esperança nas novas gerações
Durante o bate-papo, o cineasta também destacou a esperança nas futuras gerações para o audiovisual.
— Estamos cercados pela geração jovem, e eles são tão talentosos e fazem as coisas de maneiras diferentes. Para mim, o que eu mais peço de novo no cinema, é que me convide para um mundo que eu nunca conheceria, e que me faça conhecer pessoas que eu nunca saberia o que sentem — disse.
Entre a nova safra de diretores, Coppola enalteceu a própria filha, a diretora Sofia Coppola, que recentemente dirigiu o filme Priscilla (2023), além de Sean Baker (Red Rocket), a Dupla Daniels (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo) e Tamara Jenkins (Mais Uma Chance).