Vencedor de Oscar, ativista ambiental e escorpiano: nascido em 11 de novembro de 1974, o ator Leonardo DiCaprio completa 50 anos nesta segunda-feira (11).
O artista, que surgiu como galã adolescente e se consolidou como um dos principais nomes de sua geração em Hollywood, acumula papéis icônicos ao longo da carreira. Seja interpretando figuras contemporâneas ou personagens clássicos da literatura, Leonardo DiCaprio entrega performances marcantes.
Para celebrar a data, Zero Hora lista cinco personagens de destaque da carreira de Di Caprio. Confira:
Papéis marcantes de Leonardo Di Caprio
Diário de um Adolescente (1995)
Em um de seus primeiros trabalhos como protagonista, Di Caprio viveu Jim Carroll, um jovem atleta que, apesar de ter um futuro promissor como jogador de basquete, desenvolve um quadro de dependência química e passa a morar na rua.
A produção é inspirada no livro de memórias do próprio Carroll e tem direção de Scott Kalvert. O filme foi gravado após Di Caprio receber uma indicação ao Oscar por Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador (1993), e alçou o jovem ator ao status de galã.
Romeu e Julieta (1997)
Na adaptação shakespeariana dirigida por Baz Luhrmann, o artista viveu Romeu, ao lado da Julieta de Claire Danes. O longa foi sucesso de crítica e público e consolidou DiCaprio como sucesso entre o público jovem.
O filme se tornou icônico também pelo figurino. Até hoje, a produção inspira fantasias que fazem referência ao longa.
Titanic (1998)
Em mais um papel romântico, o astro viveu o impulsivo e aventureiro Jack no longa Titanic, de James Cameron. Foi durante a produção que ele desenvolveu uma amizade com a atriz Kate Winslet, que perdura até hoje.
O filme foi sucesso de bilheteria absoluto, arrecadando 2,265 bilhões de dólares mundialmente. Até hoje, é a quarta melhor bilheteria de um filme na história.
O Lobo de Wall Street (2014)
Em um dos seis filmes de Martin Scorsese estrelado por DiCaprio, o artista vive Jordan Belfort, um empresário do mercado de ações norte-americano que é indiciado e condenado por crimes fiscais. O filme é inspirado em fatos reais.
No longa de quase três horas de duração, ele contracena com Margot Robbie e Jonah Hill. Scorsese e DiCaprio são considerados pela crítica especializada uma "dupla de ouro" de Hollywood, e também trabalharam juntos em O Aviador (2004), Os Infiltrados (2006), Ilha do Medo (2010) e Assassinos da Lua das Flores (2023).
O Regresso (2016)
Produção que rendeu para DiCaprio o aguardado Oscar de melhor ator, O Regresso, de Alejandro González Iñárritu, traz o ator na pele do caçador Hugh Glass.
Em entrevista à revista Variety, o artista afirmou que o longa foi o mais difícil de sua carreira. Além de realizar gravações na Patagonia, com clima frio e inóspito, o artista, que é vegetariano desde os 19 anos e vegano desde 2016, precisou comer carne crua para uma das cenas de seu personagem.