Reconhecida por diferentes papéis em filmes do cineasta John Cassavetes, marido e pai de seu filho, a atriz norte-americana Gena Rowlands faleceu nesta quarta-feira (14), aos 94 anos, na Califórnia, informou o portal TMZ.
Ela enfrentava Alzheimer, segundo revelou recentemente o filho e também diretor de cinema Nick Cassavetes, que a dirigiu em Diário de Uma Paixão (2004), no qual ela interpretou a versão idosa da personagem Allie.
Um dos filmes mais emblemáticos de Gena é Uma Mulher Sob Influência (1974), de John Cassavetes. Ela interpreta Mabel, uma dona de casa casada com um homem simples (Peter Falk), operário da construção civil, com quem tem três filhos. Mabel passa a apresentar desequilíbrios emocionais que refletem sua condição de mulher presa em uma vida tediosa e limitante. Por sua atuação, Gena venceu o Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático.
Em Noite de Estreia (1977), outra vez dirigida por John Cassavetes, ela volta a transitar entre a sanidade e a loucura no papel de uma grande estrela do teatro que, ao chegar à meia-idade, começa a ter crises com relação à própria aparência. Autodestrutiva, ela fica à beira de um ataque de nervos. O papel lhe rende uma indicação ao Globo de Ouro.
Já mais velha, atuou em Diário de Uma Paixão (2004), do filho Nick Cassavetes, que conta a história de um casal interpretado por Ryan Gosling e Rachel McAdams. Na juventude, Noah e Allie viveram uma intensa paixão, mas foram separados pelos pais dela, que o consideravam muito humilde para a filha. Gina interpreta Allie quando já está mais velha, em um hospital e com a memória debilitada por conta do Alzheimer.
Na vida real, a atriz convivia com a doença há pelo menos cinco anos, segundo relatou Nick em uma entrevista concedida em junho ao portal Entertainment Weekly. A causa da morte da atriz não foi revelada.