O diretor Morgan Spurlock, responsável pelo documentário Super Size Me - A dieta do palhaço, morreu aos 53 anos, na quinta-feira (23). Natural da cidade de Parkersburg, na Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos, o cineasta estava internado em Nova York em tratamento de um câncer. O anúncio do óbito foi feito pela família dele.
"É um dia triste, pois nos despedimos do meu irmão Morgan", afirmou Craig Spurlock, também parceiro de projetos, em um comunicado. "Morgan entregou muito por meio de sua arte, de suas ideias e de sua generosidade. Hoje o mundo perdeu um verdadeiro gênio criativo e um homem especial. Estou muito orgulhoso de ter trabalhado com ele."
Spurlock se formou em cinema pela Universidade de Nova York e ficou mundialmente conhecido em 2004, quando lançou o documentário Super Size Me - A Dieta do Palhaço. O filme, indicado ao Oscar, foi a forma de o diretor criticar a epidemia de obesidade enfrentada pelos Estados Unidos.
Para a produção do longa, ele se alimentou apenas com lanches do McDonald's no café da manhã, almoço e jantar durante um mês. Ao final do processo, Spurlock havia engordado 11 quilos, além de sofrer aumentos significativos de colesterol e pressão arterial.
Após Super Size Me, o diretor participou de outros projetos com a própria produtora, Warrior Poets. Ele produziu e dirigiu cerca de 70 documentários e séries, geralmente abordando temas polêmicos e em primeira pessoa.