Conhecido pela participação na produção da Netflix Designated Survivor (2016-2019) e por dar vida ao Mancha Solar em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014), o ator mexicano Adan Canto morreu aos 42 anos na segunda-feira (8).
Vítima de um câncer no apêndice, Canto estava afastado do elenco de A Faxineira (2022), da HBO Max, projeto atual em que atuava, para cuidar da saúde. Segundo informações do portal Deadline, o ator retornaria aos trabalhos durante a terceira temporada da série.
Nascido em Acuña, no México, e criado no Texas, nos EUA, Canto saiu de casa aos 16 anos para ir em busca da sonhada carreira como cantor e guitarrista na Cidade do México. Antes do primeiro papel importante na TV, em The Following (2013-2015), com Kevin Bacon, ele já havia atuado em comerciais locais e alguns programas de TV.
Aos 32 anos, o mexicano atuou em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, vivendo o mutante brasileiro Mancha Solar, com poderes capazes de converter energia solar em força e resistência sobre-humana. Halle Berry, vencedora do Oscar e ex-colega de elenco, lamentou a morte do ator em publicação no Instagram feita na noite de terça-feira (9).
"Eu ainda não tenho palavras…", escreveu Halle na legenda de uma foto de Canto. "Mas o meu querido amigo Adan ganhou suas asas. Para sempre no meu coração".
Além de Designated Survivor, em que atuou ao lado de Kiefer Sutherland durante três temporadas, The Following, e X-Men, o ator tinha no currículo as séries Narcos (2015-2017), Blood and Oil (2015) e o filme Agent Game (2022).
Canto deixou a esposa Stephanie Ann Canto, e dois filhos, Roman e Eve. A morte do ator também foi divulgada em um post no Instagram dele na noite de terça. "Um homem que nunca reclamou e inspirou tantos. Te amamos para sempre Adan", diz a legenda.