Martin Scorsese é o diretor vivo com mais indicações ao Oscar. No total, são dez. E apenas uma vitória, em 2007, com Os Infiltrados. O número de conquistas deve ser mantido em 2024. Mesmo tendo entregue um trabalho muito elogiado com Assassinos da Lua das Flores, o cineasta não deve desbancar o favorito Christopher Nolan, que realizou Oppenheimer.
O mesmo deve se dar na principal categoria da premiação, a de melhor filme. Oppenheimer se habilita como o grande nome para vencer o Oscar. Assim, das 10 nomeações que Assassinos da Lua das Flores tem, duas já deverão ser perdidas para o filme sobre o "pai da bomba atômica". O que os fãs de Scorsese temem é que o novo longa-metragem do cineasta repita O Irlandês (2019), na cerimônia de 2020.
O filme da Netflix chegou ao Oscar com as mesmas 10 indicações que seu irmão mais novo. E, como fato curioso: Robert De Niro, o protagonista de O Irlandês, foi esnobado para a categoria de melhor ator. Agora, a história se repete. Leonardo DiCaprio, estrela principal de Assassinos da Lua das Flores, também não conseguiu uma nomeação. Será que toda a história vai se repetir?
Pois bem, há chances reais disso. Em todas as categorias em que Assassinos da Lua das Flores concorre, ele é um dos mais fortes. Porém, não desponta como favorito em quase nenhuma delas. Inclusive, no Critics Choice Awards, passou em branco. A esperança se chama Lily Gladstone, que disputa como melhor atriz — prêmio que ela faturou no Globo de Ouro, sendo o único do filme na distinção.
O que pode prejudicar a estrela de Scorsese, primeira indígena norte-americana a concorrer ao Oscar de melhor atriz, é Emma Stone. A atriz entrega uma atuação muito elogiada em Pobres Criaturas, vencendo também o Globo de Ouro na categoria de melhor atriz, mas de comédia/musical — Lily ficou com o troféu em drama. Emma, que já tem uma estatueta, por La La Land: Cantando Estações (2016), inclusive, também venceu o Critics. Na lista do Bafta, a atriz de Assassinos da Lua das Flores sequer foi nomeada.
Certamente, será uma disputa emocionante na categoria de melhor atriz até a entrega do prêmio. A cerimônia de entrega do Oscar ocorre em 10 de março e os fãs de Martin Scorsese já estão fazendo promessas para que a lenda do cinema não saia, mais uma vez, com as mãos abanando do evento.