O documentário Billion Dollar Babies: The True Story of the Cabbage Patch Kids, com previsão de lançamento no Brasil para ainda este ano, explora o frenesi causado pelas bonecas da linha Cabbage Patch Kids, durante a black friday de 1983 , nos Estados Unidos. Na época, a popularidade das bonecas levou a uma demanda nunca vista para um produto do tipo, chegando, até mesmo, a se tornar caso de polícia.
Realizada na última sexta-feira do mês de novembro todos os anos, em 2023, a Black Friday está marcada para o dia 24. Adotada pelo calendário do comércio nacional brasileiro em 2010, desde então, a data mobiliza consumidores caçadores de descontos no comércio tradicional e online; sendo comuns histórias referentes à data que denunciam filas quilométricas do lado de fora das lojas, aglomerações e, até mesmo, disputas por produtos.
Hoje, a internet consegue facilitar esse processo, mas 40 anos atrás, não restavam muitas alternativas aos consumidores senão visitar presencialmente as lojas desejadas.
No documentário do americano Andrew Jankins, a história é narrada pelo ator Neil Patrick Harris que revisita toda a história da linha de bonecas, desde a origem fictícia dos bebês que, eventualmente, se transformariam em repolhos, até a chamada pela polícia em uma loja de departamentos em North Miami Beach.
No local, um senhor de 75 anos foi derrubado por uma horda de 150 compradores; no condado de Bergen, em Nova Jersey, uma mulher grávida teria sido pisoteada em uma loja da Child World; e em Paramus, uma mulher deu uma cotovelada em outra, deixando-a "quase inconsciente." A obsessão pelas bonecas, inspiradas por Walt Disney, pode ser explicada pelo valor estimável, até mesmo afetivo, que foi gerado a partir da narrativa criada para a marca.
Os bebês eram "colhidos" de pés de repolho por enfermeiras uniformizadas e, posteriormente, não compradas, mas adotadas pelas crianças. Com a alta demanda, a empresa detentora dos direitos sobre o brinquedo na época cancelou anúncios, o que serviu somente para desencadear ainda mais a necessidade de compra do produto, agora limitado, por parte dos clientes.