Os fãs de Jogos Vorazes estão ansiosos — afinal, estão prestes a embarcar em uma nova aventura do universo. Chega aos cinemas nacionais nesta quarta-feira (15), feriado de Proclamação da República, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, a mais recente adaptação da obra literária criada por Suzanne Collins.
Mas, afinal, de que forma o novo filme se encaixa na história de Katniss Everdeen? Pois bem, a protagonista dos filmes originais sequer pensava em nascer na época em que a produção se passa. Ou seja, o lançamento é um prelúdio da saga de Jogos Vorazes, situado 64 anos antes da história das produções de 2012, 2013, 2014 e 2015.
O foco do novo filme será o jovem Coriolanus Snow (Tom Blyth), e os caminhos que o levaram a se tornar o tirânico Presidente Snow, interpretado por Donald Sutherland nos quatro filmes anteriores. Já sobre Katniss, dificilmente ela deverá aparecer na produção, apenas indícios a respeito de sua origem.
A história de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes evidencia que a guerra entre os distritos e a Capital terminou há aproximadamente uma década. Neste cenário, Snow, com 18 anos, vive com as lembranças do conflito e a sua família lida com problemas financeiros, inclusive com dificuldade para comprar comida.
Assim, mesmo com o sobrenome Snow perdendo prestígio na Capital, o protagonista é escolhido para uma posição importante na nova edição dos Jogos: ele será mentor de um tributo durante os Jogos Vorazes, e a escolhida é Lucy Gray (Rachel Zegler), do Distrito 12.
O filme também deve mostrar como eram feitas as primeiras edições das disputas, que começaram de maneira ainda mais sórdida do que os fãs conhecem. Em um primeiro momento, a história será contada em apenas um longa-metragem — mas sabemos como Hollywood funciona e, conforme a bilheteria da produção, novos capítulos podem sair.
— Suzanne (Collins) fez um ótimo trabalho voltando à mitologia e contando uma história sobre a criação do mundo. Você tem um pouco do histórico de Katniss. Obviamente, você conhecerá muito do histórico de Snow, da história dos Jogos, da história de algumas músicas, de onde realmente vêm músicas como The Hanging Tree — contou o diretor Francis Lawrence para a Vanity Fair.
Além de Tom Blyth e Rachel Zegler, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes ainda conta com Hunter Schafer como Tigris Snow, Peter Dinklage como Casca Highbottom, Viola Davis como Dra. Volumnia Gaul e Jason Schwartzman como Lucretius "Lucky" Flickerman.
A direção será novamente de Francis Lawrence, que comandou os três filmes mais recentes da franquia Jogos Vorazes. Suzanne Collins, autora dos livros e criadora da saga, assina o roteiro ao lado de Michael Arndt, que trabalhou em Jogos Vorazes: Em Chamas (2013) e Michael Lesslie, de Macbeth: Ambição e Guerra (2015).