Gwyneth Paltrow, vencedora do Oscar de melhor atriz em 1999 por Shakespeare Apaixonado (1998), revelou que a estatueta serve atualmente como peso de porta em sua residência. Em conversa com a revista Vogue, publicada na segunda-feira (9), a artista mostrou o prêmio em seu jardim.
— É meu peso de porta. Ele funciona perfeitamente — declarou Gwyneth.
Depois da repercussão do vídeo, no entanto, a atriz esclareceu que se trata de uma brincadeira. Um representante de Gwyneth disse à revista Variety que "é claro que é uma piada".
Esta não é a primeira vez que a atriz comenta sobre os lugares inusitados onde mantém a estatueta. Em 2005, Gwyneth mencionou em entrevista para a Entertainment Weekly que o mantinha "escondido no fundo da estante" do quarto. Na ocasião, ela associou o troféu a sentimentos ambíguos, indicando que o prêmio a fazia se sentir desconfortável.
— Durante semanas depois de ganhar, guardei-o — disse ela ao portal jornalístico.
No ano em que levou o Oscar, em 1999, Gwyneth concorreu com Fernanda Montenegro por Central do Brasil, Cate Blanchett por Elizabeth, Meryl Streep por Um Amor Verdadeiro e Emily Watson por Hilary e Jackie. A vitória da atriz é motivo de controvérsias, principalmente entre os brasileiros, que acreditam que Fernanda deveria ter levado a estatueta.