A Netflix anunciou, nesta terça-feira (24), a estreia do documentário Retratos Fantasmas na plataforma de streaming no dia 2 de novembro. Com direção de Kleber Mendonça Filho, o longa passou pela temporada de festivais nacionais e internacionais com ótima repercussão e avaliação da crítica.
O filme, que tem produção da Cinemascópio e coprodução e distribuição da Vitrine Filmes, foi o escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de melhor filme internacional do Oscar 2024. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais em setembro.
Retratos Fantasmas retrata o relacionamento do diretor com os cinemas de rua de Recife, Pernambuco, na época de sua juventude, e como eles foram fundamentais para sua educação como cineasta.
— Depois de uma trajetória incrível no cinema, com mais de 80 mil espectadores e 10 semanas em cartaz, é muito bom saber que Retratos Fantasmas vai agora chegar a um novo público, e especialmente pessoas que não têm acesso à sala de cinema em suas cidades. Ficamos felizes também de poder apresentar o filme na Netflix em uma nova master em HDR e Dolby Atmos, nos mais altos padrões de imagem e som em streaming — celebra Kleber Mendonça.
As indicações ao Oscar 2024 serão conhecidas no dia 23 de janeiro, mas a pré-lista da categoria de melhor filme internacional deve ser divulgada em dezembro. Retratos Fantasmas chega à Netflix e estará disponível em mais de 190 países.
A 96ª edição do Oscar está marcada para ocorrer em 10 de março de 2024, novamente no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Porém, a cerimônia poderá ser adiada em razão da greve de atores e roteiristas.