Uma nova regra aumenta os requisitos para que produções concorram à categoria de melhor filme do Oscar, divulgou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood nesta quarta-feira (21). De acordo com informações do The Hollywood Reporter, a mudança será válida a partir de 2024 - ou seja, só impactará a disputa pelo Oscar 2025.
As normas atuais da Academia exigem que, para concorrer na premiação, um filme fique sete dias em exibição nos cinemas de uma das seis maiores cidades dos Estados Unidos. Já a nova regra aumenta o tempo para mais sete dias, além dessa primeira semana, em ao menos 10 das 50 maiores cidades norte-americanas.
Esses sete dias adicionais não precisam vir logo após a primeira semana de exibição, apontou a Academia, mas também não podem ocorrer mais de 45 dias depois do lançamento original. A mudança deve atingir com maior impacto os planos de distribuição de plataformas de streaming, distribuidoras independentes e filmes estrangeiros.
"Nossa esperança é que as novas regras aumentem a visibilidade de filmes ao redor do mundo, encorajando o público a ir até as salas de cinema. Com base em conversas com vários parceiros da indústria, sentimos que essa decisão beneficia artistas e cinéfilos na mesma medida", explicaram os chefes da Academia, Bill Kramer e Janet Yang, em comunicado.
A data de entrega do Oscar 2024 já está marcada: a 96ª edição será realizada em 10 de março de 2024, novamente no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A chamada shortlist, ou seja, a lista com os primeiros finalistas, será anunciada em 21 de dezembro. O primeiro grande evento do Oscar será em 23 de janeiro de 2024, uma terça-feira, quando serão anunciados os finalistas para a grande festa de março.