Um dos personagens mais queridos pelos fãs da saga Star Wars, Yoda tem um jeito bem peculiar de falar, invertendo a ordem das frases.
— Difícil de ver, sempre em movimento é o futuro — disse em O Império Contra-Ataca (1980), filme em que o mestre Jedi aparece pela primeira vez.
Conhecido por suas falas emblemáticas e repletas de sabedoria, Yoda é um símbolo da franquia e seu jeito de falar foi inventado por George Lucas, criador do universo Star Wars.
Por que Yoda fala ao contrário?
Ao longo dos anos, George Lucas comentou sobre a construção do personagem Yoda diversas vezes em entrevistas. O cineasta contou que uma das intenções com a ordem invertida das frases era que os alunos de Yoda (e os espectadores) prestassem mais atenção a tudo o que o mestre dizia, já que, ouvindo a fala pela metade, fica muito mais difícil de entendê-lo. Assim, tudo o que Yoda diz parece ser muito importante e digno de lembrança.
Um outro motivo para o estilo peculiar de Yoda foi revelado no livro The Star Wars Archives (2018). De acordo com a publicação, George Lucas queria evidenciar que o personagem é estrangeiro, mas não queria usar legendas para que o público o compreendesse, como ocorreu com outros personagens da franquia.
— Eu tive a ideia de fazê-lo ter um idioma alienígena, mas ainda assim que desse para entender. Então, eu inverti tudo — explicou Lucas.
Yoda na ordem correta
Apesar de ficar famoso pelas frases invertidas, Yoda também consegue falar na ordem correta. Pelo menos é isso que ficou registrado nos quadrinhos solo do personagem. Na edição número 7 de Star Wars: Yoda, lançada em 3 de maio de 2023, o personagem está vivendo em exílio, em Dagobah, onde começa a relembrar de diferentes épocas em seus quase 900 anos de vida.
Uma das lembranças é de uma ocasião em que trabalha com Anakin Skywalker para lidar com um grupo separatista. Ao aparecer disfarçado para encontrar um informante, com uma longa capa e capuz, para esconder que está sobre um R9-L9, Yoda fala de forma normal pela primeira vez na franquia Star Wars.