Três novos filmes do universo de Star Wars foram confirmados em apresentação na Star Wars Celebration, convenção de fãs que este ano é realizada em Londres, na Inglaterra. A produtora Lucasfilm anunciou, por meio de sua presidente Kathleen Kennedy, que os longas já estão em desenvolvimento. A informação é do jornal O Globo.
Após se dedicar à cena do streaming nos últimos anos, a franquia empolgou os fãs do evento com o retorno da atriz Daisy Ridley ao papel de Rey, em filme que será dirigido por Sharmeen Obaid-Chinoy, documentarista paquistanesa vencedora de duas estatuetas do Oscar. A narrativa se passará 15 anos após os acontecimentos de Star Wars: a Ascensão Skywalker (2019).
— Passei a maior parte da minha vida conhecendo verdadeiros heróis que estão superando regimes opressores e lutando contra probabilidades impossíveis. E eu acho que esse é o coração de Star Wars — disse Sharmeen Obaid-Chinoy.
Já o cineasta James Mangold vai dirigir outro filme do universo Star Wars. Seu projeto irá retratar a origem da força, antes de qualquer linha do tempo retratada anteriormente nas telas.
Por fim, o produtor, roteirista e diretor Dave Filoni irá comandar o terceiro filme, que irá se passar no tempo "presente", tendo como referência os acontecimentos das séries The Mandalorian, O Livro de Boba Fett e a inédita Ahsoka.
Ainda não há previsão de lançamento ou título oficial para as produções.
Além das novidades para as telonas, o evento também trouxe informações sobre Ahsoka, série do Disney+ estrelada por Rosario Dawson e que acompanha personagem introduzida em The Mandalorian. Foi apresentado o trailer da produção e confirmada a data de lançamento para agosto deste ano.