Velozes e Furiosos 10 chega aos cinemas nesta quinta-feira (18) e uma das grandes dúvidas dos fãs é: Brian O'Conner, vivido por Paul Walker até o sétimo capítulo da saga, vai voltar? O ator que interpretava o mocinho morreu em um acidente de carro, aos 40 anos, em 2013, mas o personagem foi mantido vivo na franquia, apesar de não aparecer mais depois de Velozes e Furiosos 7 (2015) — o astro estava no meio das gravações quando faleceu, por isso Brian foi interpretado pelos irmãos de Walker como dublês de corpo e o rosto dele foi inserido digitalmente.
Os produtores da franquia definiram que a desculpa para que o personagem não fosse mais visto na saga seria que ele e a esposa Mia (Jordana Brewster) iriam parar de correr com seus carros tunados para cuidarem dos filhos. Assim, houve uma despedida emocionante para o ator em Velozes e Furiosos 7, embalada pela infinitamente reproduzida música See You Again, de Wiz Khalifa, que levou até o mais brucutu dos fãs da saga às lágrimas.
Mia, porém, retornou em Velozes e Furiosos 9. E Brian também — mais ou menos. Logo no começo do filme, o nome do personagem é mencionado. Quando Dominic Toretto (Vin Diesel) é questionado por Letty (Michelle Rodriguez) sobre ajudar ou não em uma nova e perigosa missão para salvar o mundo, ele argumenta que Brian e Mia se aposentaram quando se tornaram pais. Letty, contrariada com a resposta do amado, responde: "Nós não somos eles".
A presença do personagem de Paul Walker começa a ser mais marcante posteriormente. Ao descobrir que a grande ameaça da missão é Jakob (John Cena), seu irmão esquecido, Dom decide ajudar os amigos, a quem chama de "família". Também irmã de Toretto, Mia se junta ao time e conta que deixou os filhos e o primogênito de Dom com quem ela diz ser a pessoa mais indicada para cuidar deles: Brian O'Conner. Com esta informação, o grupo sai explodindo tudo com tranquilidade. Afinal, a criançada está em boas mãos.
Mas o grande e mais emocionante momento para os fãs da saga Velozes e Furiosos acontece no final do nono filme. Após salvar o mundo, como de costume, a família toda se reúne para o tradicional almoço na casa dos Toretto. Porém, quando todos se sentam à mesa, um lugar, ao lado de Mia, fica vago. Quando Dom diz que eles ainda não podem começar a comer, pois uma pessoa está faltando, a irmã responde: "Ele está chegando". Então aparece o famoso Nissan Skyline de Brian entrando na garagem da casa — conforme já tinha sido adiantado no trailer — e Dom sorri, enquanto sobem os créditos finais do filme.
A cena final poderia indicar que Brian retornará à saga em seus dois capítulos finais, ou seja, Velozes e Furiosos 10 e 11. Trazer o personagem de volta, inclusive com a mesma aparência, é possível, visto o trabalho realizado no sétimo filme da franquia, que utilizou os irmãos de Paul Walker e computação gráfica para recriar o ator em cenas que não puderam ser gravadas por ele.
Em entrevista ao portal Total Film, Vin Diesel comentou que os dois últimos filmes deverão trazer uma nova despedida para o personagem:
— Aquele momento, em 2013, quando o mundo estava lutando com sua perda, o estúdio tomou uma decisão muito ousada e justa para manter Brian O'Conner vivo. Eu te direi isso sem soltar spoilers: eu não conseguiria imaginar esta saga terminando sem realmente dizer adeus a Brian O'Conner.
Já o diretor de Velozes e Furiosos 10, Louis Leterrier, também ao Total Film, confirmou que Brian O'Conner será visto neste novo filme, mas não da forma como os fãs podem estar esperando:
— Bem, Brian está muito vivo no mundo de Velozes e Furiosos. O nono filme deixa isso bem claro quando vemos o carro dele chegando. É algo que está planejado. Este filme salta para frente e para trás, entre o passado e o presente.
O cineasta complementou:
— Você verá Brian no passado, mas não no presente. É algo que precisa estar claro para todos. A família Walker ainda faz parte desta franquia, como veremos neste filme. Só tem de ser o momento certo, o tom certo. Acho que o que James Wan fez no final de Velozes e Furiosos 7 foi perfeito. Se Brian for retornar à franquia, tem de ser tão perfeito quanto foi a sua saída.
Uma outra confirmação também mexeu com os fãs de Walker: a filha do ator, Meadow, 24 anos, anunciou que fez uma participação em Velozes e Furiosos 10. "Graças ao meu pai, nasci na família Velozes. Nem acredito que agora também estarei lá. Com aqueles que estiveram por perto para me ver crescer", escreveu ela ao divulgar um frame de sua aparição no longa-metragem.