O filme Firebrand, do diretor brasileiro Karim Aïnouz, foi anunciado nesta quinta-feira (13) como participante da competição oficial do Festival de Cannes. O longa, estrelado por Jude Law e Alicia Vikander, conta a história do casamento entre o rei inglês Henrique VIII e sua sexta e última esposa, Catherine Parr.
O Brasil ainda estará presente em outras competições do festival: o longa A Flor do Buriti, do português João Salaviza e da brasileira Renée Nader Messora, participa da seleção oficial da mostra Un Certain Regard. O filme apresenta uma história de resistência do povo Krahô. Kléber Mendonça Filho também estará presente no festival com a exibição especial (fora de competição) de Retratos Fantasmas.
Karim Aïnouz já teve outras participações em Cannes: em 2019, foi o vencedor na mostra Un Certain Regard com A Vida Invisível; em 2011, disputou o Queer Palm com O Abismo Prateado, e, em 2002, disputou, com Madame Satã, novamente em Un Certain Regard.
Com roteiro de Jessica Ashworth e Henrietta Ashworth, da série Killing Eve, a história de Firebrand se concentra na personalidade de Catherine Parr, mostrando suas angústias, medos, religiosidade e seus terrores.
— Muito se sabe sobre o reinado tirânico de Henrique VIII e sobre aqueles que morreram em suas mãos, mas meu foco aqui é uma mulher que não só conseguiu sobreviver, mas também prosperar e conquistar — disse Aïnouz, quando começou a rodar o filme.
O Brasil só conquistou a Palma de Ouro em Cannes em 1962, com O Pagador de Promessa, de Anselmo Duarte. A última vez que o país disputou o prêmio principal foi em 2019, com Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, que levou o prêmio do júri.
Os anúncios foram feitos pelo diretor do festival, Thierry Fremaux, que confirmou ainda outras exibições que não competem a prêmios, são dos filmes Killers of the Flower Moon, de Martin Scorsese, The Idol, de Sam Levinson, Cobweb, de Kim Jee-woon, e Indiana Jones e a Relíquia do Destino, de James Mangold.
Wes Anderson, Hirokazu Kore-eda, Wim Wenders, Ken Loach, Todd Haynes e Marco Bellochio, concorrerão à Palma de Ouro na 76ª edição do Festival de Cinema de Cannes, que será realizada entre 16 e 27 de maio. A competição oficial tem a inédita presença de seis diretoras na disputa.
Indicados à Palma de Ouro
- Club Zero, Jessica Hausner
- The Zone of Interest, Jonathan Glazer
- Fallen Leaves, Aki Kaurismaki
- Four Daughters, Kaouther Ben Hania
- Asteroid City, Wes Anderson
- Anatomie d'Une Chute, Justine Triet
- Monster, Hiokazu Kore-eda
- Il Sol dell'Avvenire, Nanni Moretti
- La Chimera, Alice Rohrwacher
- L'Eté Dernier, Catherine Breillat
- La Passion De Dodin Bouffant, Tran Anh Hung
- About Dry Grasses, Nuri Bilge Ceylan
- May December, Todd Haynes
- Rapito, Marco Bellocchio
- Firebrand, Karim Ainouz
- The Old Oak, Ken Loach
- Banel et Adama, Ramata-Toulaye Sy