Quentin Tarantino já escreveu o roteiro de seu último filme. O cineasta, que já deu diversas declarações de que pretende se aposentar assim que finalizar o seu décimo longa-metragem, definiu que o seu derradeiro projeto será The Movie Critic.
De acordo com o The Hollywood Reporter, o diretor pretende filmar o título no final do ano. A produção será ambientada em Los Angeles, no final dos anos 1970, e terá uma mulher como protagonista.
De acordo com a publicação, é especulado que o novo projeto seja sobre Pauline Kael, crítica de cinema influente nos Estados Unidos e que é muito elogiada pelo cineasta. Ela foi alçada à fama e chegou a trabalhar como consultora na Paramount Pictures no final da década de 1970, época que está na descrição do longa.
O filme, por enquanto, não tem acordo de distribuição entre os estúdios. O trabalho mais recente do diretor, o nono, Era Uma Vez em... Hollywood, de 2019, foi lançado pela Sony Pictures ao redor do mundo e garantiu duas estatuetas do Oscar. O próprio Tarantino já venceu na categoria de melhor roteiro original no principal prêmio do cinema com dois de seus filmes: Pulp Fiction (1994) e Django Livre (2012).
Além da marca de 10 filmes, o cineasta também falou constantemente que pretende sair de cena quando estivesse na casa dos 60 anos — atualmente, ele tem 59. E vale lembrar que Tarantino considera ter dirigido nove filmes, pois ele conta os dois volumes de Kill Bill como um longa só.
Em entrevista para a revista Playboy, em 2012, o diretor comentou que criativos como ele não melhoram depois de certa idade e que considera que seus piores filmes sempre acontecem próximo da morte, quando perdem noção da realidade.
The Movie Critic ainda não tem elenco definido e nem uma data de estreia. Mais informações devem ser divulgadas em breve, visto que o filme será gravado ainda em 2023.