O ator britânico Daniel Craig, que interpretou James Bond nos cinemas durante 15 anos, recebeu nesta terça-feira (18) a mesma condecoração que o agente 007, das mãos da princesa Anne, irmã do rei Charles III.
Craig, que interpretou Bond em cinco filmes, de Casino Royale (2006) a Sem Tempo para Morrer (2021), foi nomeado membro da Ordem de São Miguel e São Jorge, uma rara honra que o escritor Ian Fleming havia concedido na ficção ao seu famoso agente secreto.
"Estávamos te esperando", tuitou a conta oficial da família real britânica, citando uma famosa frase da franquia de filmes. Junto a ela, uma fotografia mostrava um sorridente Craig se curvando à princesa Anne, durante uma cerimônia realizada no Castelo de Windsor, cerca de 40 quilômetros a leste de Londres. O ator de 54 anos recebeu esta condecoração "em reconhecimento à sua contribuição excepcional ao cinema e ao teatro".
O mais famoso dos "agentes a serviço de Sua Majestade", criado por Fleming em um romance de 1953, Bond e seus intérpretes têm um relacionamento de longa data com a família real.
Em 2012, por ocasião das Olimpíadas de Londres, a rainha Elizabeth II, então com 86 anos, gravou um vídeo bem-humorado com Craig. O ator, caracterizado como 007, ia procurá-la no Palácio de Buckingham para simular que saltavam juntos de paraquedas de um helicóptero sobre o estádio olímpico.
No ano passado, para a estreia de Sem Tempo para Morrer, o último filme de Craig como o agente secreto, a Marinha Real fez dele um comandante honorário, o mesmo posto de seu personagem.
Permanece um mistério qual ator será o próximo a interpretar James Bond, personagem que estreou nas telonas em 1962 vivido por Sean Connery, seguido por Roger Moore, Timothy Dalton e Pierce Brosnan.