O 50º Festival de Cinema de Gramado anunciou nesta quinta-feira (18) o longa Um Par pra Chamar de Meu como vencedor da mostra de documentários brasileiros. O filme da cineasta Kelly Cristina Spinelli acompanha a história da mãe dela e de outras quatro mulheres que utilizam os serviços dos chamados personal dancers.
O documentário discute temas como solidão, sexualidade e privilégio entre mulheres da terceira idade ao mostrar as personagens que pagam para ter um par e continuar dançando em bailes e eventos. O longa foi exibido no Canal Brasil, assim como os outros concorrentes da mesma categoria, que foram transmitidos desde a última sexta-feira (12), na faixa das 20h.
Um Par pra Chamar de Meu será apresentado nesta sexta-feira (19) no Palácio dos Festivais, como filme de encerramento da edição 2022. A diretora subirá ao palco para falar sobre a obra e receber o seu primeiro Kikito.
O júri da mostra de documentários brasileiros foi composto pelo fotógrafo Gilberto Perin e pelos cineastas Edu Felistoque e Susanna Lira. Os concorrentes na categoria foram os documentários Ademã - A Vida e as Notas, de Ibrahim Sued, Isabel Sued Perrin e Paulo Henrique Fontenelle, Elton Medeiros - O Sol Nascerá, de Pedro Murad, Eu Nativo, de Ulisses Rocha, e O Destino Está na Origem, de Pedro de Castro Guimarães.