Cotado para substituir Daniel Craig na franquia 007, Idris Elba desistiu das negociações para assumir o papel de James Bond. De acordo com o jornal The Sun, o ator conhecido pela série Luther prefere investir em uma franquia de filmes própria.
— Os fãs e Barbara (Broccoli, produtora de 007) queriam Idris, mas ele quer criar algo para ele próprio — disse uma fonte ao tabloide. — Porém, ele apresentou nomes que podem interpretar o 007. Ele estava "informalmente" envolvido no processo de decisão, por estar conversando com produtores por um longo período.
O nome de Elba é cogitado há anos para o papel de Bond. Em 2021, o ator já havia dado sua opinião:
— Não, eu não vou ser James Bond.
Em 2015, ele também comentou sobre o personagem ao The Telegraph.
— Provavelmente sou o ator de Bond mais famoso do mundo, e eu nem fiz o papel — brincou.
O filme 007 - Sem Tempo para Morrer (2021) foi o último trabalho de Daniel Graig na franquia. Ainda conforme o The Sun, Henry Cavill e Rege-Jean Page são os favoritos para ficar com o papel. Um outro nome que já declarou publicamente querer o cargo foi Dwayne "The Rock" Johnson.
Já foi levantada a opção do personagem ser interpretado por uma mulher, mas Craig já afirmou que não concorda com a ideia. Barbara Broccoli também declarou que Bond seguirá sendo um homem britânico.