O ator Johnny Depp, que esteve em evidência recentemente por conta do julgamento envolvendo as polêmicas com sua ex-mulher, Amber Heard, completa 59 anos nesta quinta-feira (9). O artista tem uma carreira recheada de trabalhos de sucesso por conta de suas atuações no cinema, mas também é produtor, diretor e músico.
Com apenas 20 anos de idade, Depp resolveu mudar-se para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde começou a trabalhar no universo cinematográfico.
O primeiro filme de que o ator participou foi A Hora do Pesadelo (1984), terror que mostra a famosa história de Freddy Krueger, que ataca os adolescentes com suas garras de aço. O personagem de Depp, Glen Lantz, foi uma de suas vítimas.
E por falar em garras, Depp interpretou o personagem principal em Edward: Mãos de Tesoura (1990), filme de sucesso absoluto naquele ano. O protagonista é um jovem com lâminas no lugar das mãos, o que o impede de se aproximar dos humanos.
Com a repercussão do longa dirigido por Tim Burton, Depp viu sua carreira decolar. Aliás, Edward: Mãos de Tesoura foi o primeiro de diversos trabalhos do ator em conjunto com o diretor.
Os dois também trabalharam juntos no filme animado A Noiva Cadáver (2005) e no drama musical Sweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2008).
Indicação ao Oscar por Jack Sparrow
Em 2003, Depp interpretou outro papel em que é o protagonista da história: Jack Sparrow. Com Piratas do Caribe: A Maldição da Pérola Negra, o personagem o levou a sua primeira indicação ao Oscar, na categoria melhor ator, no ano seguinte.
Posteriormente, Piratas do Caribe se tornou uma bem-sucedida franquia. A lista de produções conta com O Baú da Morte (2006), No Fim do Mundo (2007), Navegando em Águas Misteriosas (2011) e A Vingança de Salazar (2017).
Outros trabalhos
Voltando à parceria de Depp com Burton, surgiu um novo filme, de uma velha história: Alice no País das Maravilhas (2010). O ator, que na época estava em evidência por conta do papel de Jack Sparrow em Piratas do Caribe, interpretou o Chapeleiro.
Antes, a dupla trabalhou no filme A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005). O ator fez o personagem Willy Wonka, dono da maior fábrica de doces do mundo, e roubou a cena com sua atuação satírica.
Um ano antes, Depp havia interpretado um autor de peças teatrais no filme Em busca da Terra do Nunca (2004), que, durante a história, cria seu trabalho de maior sucesso: Peter Pan.
Nessa linha do tempo decrescente, é impossível não citar a atuação de Depp em Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador (1993), no qual o ator interpreta, justamente, o personagem que dá nome do filme. O longa se destaca pela atuação com Leonardo DiCaprio.
Um de seus últimos trabalhos foi na franquia Animais Fantásticos. Depp participou do segundo e do terceiro filme da saga, mas deixou seu papel vago para o quarto longa após a polêmica envolvendo Amber Heard. Nos últimos anos, os dois trocam acusações envolvendo seu antigo relacionamento e chegaram a enfrentar uma longa batalha judicial sobre difamação, encerrada na semana passada.
Parceria com músicos
O artista participou do clipe de My Valentine (2012), canção de Paul McCartney. Além do cantor, Depp também é muito próximo de Keith Richards, do Rolling Stones. Os dois usam anéis iguais de caveira e o papel de Jack Sparrow, realizado pelo ator, foi inspirado no músico britânico.