Assassinos em série, cruéis e sem escrúpulos: nesta sexta-feira 13, GZH relembra alguns dos maníacos e psicopatas que fizeram mais sucesso nos cinemas, desde os anos 1960 até os tempos atuais. Confira abaixo:
Norman Bates, em Psicose (1960), de Alfred Hitchcock
No grande clássico de Hitchcock, a mocinha (Janet Leigh) fica presa no sinistro motel Bates, lar de Norman (Anthony Perkins). Aparentemente inofensivo, mas bastante perturbado, o personagem é ainda mais cruel do que aparenta, com ela descobre da pior forma durante sua estadia.
Alex DeLarge, em Laranja Mecânica (1971), de Stanley Kubrick
Por falar em crueldade, há pouco que Alex (Malcolm McDowell) não faria. O protagonista de Laranja Mecânica, um dos filmes mais emblemáticos de Stanley Kubrick, é a pura essência da maldade, como fica claro desde as primeiras cenas do longa.
Disponível na HBO Max e nos serviços on demand de Amazon Prime Video, Google Play, YouTube e Apple TV.
Travis Bickle, em Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese
No caso do personagem Travis (Robert De Niro), protagonista de Taxi Driver, o público acompanha, ao longo da produção, sua descida rumo à violência, à medida que ele sofre vários revezes da vida.
Disponível nos serviços on demand de Amazon Prime Video, Google Play, YouTube e Apple TV.
Jack Torrance, em O Iluminado (1980), de Stanley Kubrick
Outra obra de Kubrick, inspirado no livro homônimo de Stephen King, O Iluminado apresenta ao público a figura de Jack Torrance, interpretado por Jack Nicholson. Vilão da história, ele enlouquece durante a estadia em um hotel mal-assombrado, onde aceitou um trabalho de caseiro durante o inverno, levando também a esposa e o filho pequeno.
Disponível nas plataformas Globoplay e HBO Max e nos serviços on demand de Google Play, YouTube e Apple TV.
Hannibal Lecter, em O Silêncio dos Inocentes (1991), de Jonathan Demme
Inspirado no livro de Thomas Harris, O Silêncio dos Inocentes traz a figura de Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um assassino canibal, que ao longo do filme de Jonathan Demme ajuda uma investigadora do FBI a compreender a mente de outro assassino.
Disponível na Amazon Prime Video e nos serviços on demand de Google Play, YouTube e Apple TV.
Patrick Bateman, em Psicopata Americano (2000), de Mary Harron
Christian Bale também teve seu momento de vilão, com o longa Psicopata Americano. A obra acompanha Patrick Bateman, um rico banqueiro nova-iorquino, que vive uma vida de luxo, porém vazia, durante o dia e como um terrível psicopata durante a noite.
Disponível nas plataformas Amazon Prime Video e Star+ e nos serviços on demand de Google Play, YouTube e Apple TV.
Anton Chigurh, em Onde os Fracos Não Têm Vez (2007), de Ethan e Joel Coen
Javier Bardem, por sua vez, deu vida a um matador de aluguel em Onde os Fracos Não Têm Vez, dos irmãos Coen. O personagem, com um inesquecível corte de cabelo, mata as pessoas de forma impassível e com muita frieza emocional, sem demonstrar a menor empatia por suas vítimas.
Disponível na Globoplay e nos serviços on demand de Amazon Prime Video, Google Play, YouTube e Apple TV.
Coringa, em Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), de Christopher Nolan
Outra figura inesquecível dos últimos anos foi o Coringa de Heath Leadger, que roubou a cena em Batman: O Cavaleiro das Trevas, segundo filme da franquia do super-herói assinada por Christopher Nolan. Completamente desequilibrado, ele vive somente para trazer caos para a cidade de Gotham e desespero para Bruce Wayne.
Disponível na HBO Max e nos serviços on demand de Amazon Prime Video, Google Play, YouTube e Apple TV.
Ted Bundy, em Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (2019), de Joe Berlinger
Baseado em uma história real, Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal apresenta um outro tipo de vilão: charmoso e irresistível. As aparências, contudo, não impedem Ted Bundy (Zac Efron) de ser tão cruel e violento quanto os outros nomes desta lista. De fato, histórias como a dele se tornaram fonte de inspiração para a criação de personagens da ficção.
Disponível nos serviços on demand de Google Play, YouTube e Apple TV.
Arthur Fleck, em Coringa (2019), de Todd Phillips
Por fim, o mais famoso psicopata das telas dos últimos anos é sem dúvida o Coringa de Todd Phillips. Interpretado por Joaquin Phoenix, o personagem começa a trama desequilibrado, mas descende ainda mais na loucura e violência ao longo da história.
Disponível nos serviços on demand de Globoplay/Telecine, Google Play, YouTube e Amazon Prime Video.