Apesar de Duna ter sido o nome mais citado da cerimônia do Oscar 2022, vencendo seis estatuetas, quem conquistou a principal estatueta do ano foi o simples, porém emocionante, No Ritmo do Coração. Pela primeira da história, um filme feito para o streaming se consagrou com o melhor prêmio da noite (ele foi realizado para a Apple TV+, mas, no Brasil, foi lançado pelo Amazon Prime Video).
Em um evento dinâmico, priorizando os prêmios mais badalados, as apresentações musicais e os convidados famosos, a cerimônia, que durou mais de três horas e meia, foi marcado pela representatividade. Houve o primeiro prêmio para uma atriz afro-latina queer (Ariana DeBose), o primeiro para um ator surdo (Troy Kotsur), o terceiro para uma mulher (Jane Campion) em direção e o quinto para um ator negro (Will Smith), em 94 anos de Oscar. Além disso, Encanto, da Disney, venceu o Oscar de melhor animação. A história aborda uma família mágica colombiana liderada por uma mulher.
Infelizmente, não foi desta vez que um brasileiro levou um Oscar. O documentário em curta-metragem Onde Eu Moro, codirigido pelo carioca Pedro Kos, acabou perdendo a estatueta para The Queen of Basketball. Com a estatueta de melhor roteiro original por Belfast, Kenneth Branagh finalmente ganhou o seu Oscar, depois de ter sido indicado, ao longo de sua carreira, em sete categorias diferentes e nunca ter vencido.
Fora dos prêmios, a cerimônia contou com uma mensagem no telão, na qual a Academia pediu um momento de silêncio para homenagear as vítimas da guerra na Ucrânia. Vários atores estão usando broches e adereços em solidariedade ao país do leste europeu, atualmente sendo invadido pelas forças militares russas.
Houve também uma homenagem aos 50 anos de O Poderoso Chefão, com Francis Ford Copolla, Al Pacino e Robert De Niro no palco. Mas o que chamou atenção, de fato, foi o tapa dado por Will Smith em Chris Rock, após o comediante ter feito uma piada com a sua esposa, Jada Pinkett Smith.
A premiação, que é promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, neste ano voltou a contar com apresentadores — que foram dispensados de 2019 para cá. Os nomes escolhidos para comandar a cerimônia foram Regina Hall, Amy Schumer e Wanda Sykes — pela primeira vez na história, um trio feminino. A distinção foi realizada no Teatro Dolby, em Los Angeles.
Confira os premiados (em negrito):
Melhor filme
- Belfast
- No Ritmo do Coração
- Não Olhe Para Cima
- Drive My Car
- Duna
- King Richard: Criando Campeãs
- Licorice Pizza
- O Beco do Pesadelo
- Ataque dos Cães
- Amor, Sublime Amor
Melhor atriz
- Jessica Chastain, por Os Olhos de Tammy Faye
- Olivia Colman, por A Filha Perdida
- Penélope Cruz, por Mães Paralelas
- Nicole Kidman, por Apresentando os Ricardos
- Kristen Stewart, por Spencer
Melhor ator
- Javier Bardem, por Apresentando os Ricardos
- Benedict Cumberbatch, por Ataque dos Cães
- Andrew Garfield, por Tick, Tick... Boom!
- Will Smith, por King Richard: Criando Campeãs
- Denzel Washington, por A Tragédia de Macbeth
Melhor atriz coadjuvante
- Jessie Buckley, por A Filha Perdida
- Ariana DeBose, por Amor, Sublime Amor
- Judi Dench, por Belfast
- Kirsten Dunst, por Ataque dos Cães
- Aunjanue Ellis, por King Richard: Criando Campeãs
Melhor ator coadjuvante
- Ciarán Hinds, por Belfast
- Troy Kotsur, por No Ritmo do Coração
- Jesse Plemons, por Ataque dos Cães
- J.K. Simmons, por Apresentando os Ricardos
- Kodi Smit-McPhee, por Ataque dos Cães
Melhor direção
- Kenneth Branagh, por Belfast
- Ryûsuke Hamaguchi, por Drive My Car
- Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza
- Jane Campion, por Ataque dos Cães
- Steven Spielberg, por Amor, Sublime Amor
Melhor roteiro original
- Kenneth Branagh, por Belfast
- Adam McKay, por Não Olhe Para Cima
- Zach Baylin, por King Richard: Criando Campeãs
- Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza
- Eskil Vogt & Joachim Trier, por A Pior Pessoa do Mundo
Melhor roteiro adaptado
- Siân Heder, por No Ritmo do Coração
- Ryûsuke Hamaguchi & Takamasa Oe, por Drive My Car
- Jon Spaiths, Denis Villeneuve & Eric Roth, por Duna
- Maggie Gyllenhaal, por A Filha Perdida
- Jane Campion, por Ataque dos Cães
Melhor fotografia
- Greig Fraser, por Duna
- Dan Lautsen, por O Beco do Pesadelo
- Ari Wegner, por Ataque dos Cães
- Bruno Delbonnel, por A Tragédia de Macbeth
- Janusz Kominski, por Amor, Sublime Amor
Melhor trilha sonora original
- Nicholas Britell, por Não Olhe Para Cima
- Hans Zimmer, por Duna
- Germaine Franco, por Encanto
- Alberto Iglesias, por Mães Paralelas
- Jonny Greenwood, por Ataque dos Cães
Melhor canção original
- Be Alive, de King Richard: Criando Campeãs
- Dos Oruguitas, de Encanto
- Down to Joy, de Belfast
- No Time to Die, de 007 - Sem Tempo Para Morrer
- Somehow You Do, de Four Good Days
Melhor som
- Belfast
- Duna
- 007 - Sem Tempo Para Morrer
- Ataque dos Cães
- Amor, Sublime Amor
Melhor edição
- Hank Corwin, por Não Olhe Para Cima
- Joe Walker, por Duna
- Pamela Martin, por King Richard: Criando Campeãs
- Peter Sciberras, por Ataque dos Cães
- Myron Kerstein & Andrew Weisblum, por Tick, Tick... Boom!
Melhores efeitos visuais
- Duna
- Free Guy: Assumindo o Controle
- 007 - Sem Tempo Para Morrer
- Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
- Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Melhor figurino
- Jenny Beavan, por Cruella
- Massimo Cantini Parrini & Jacqueline Durran, por Cyrano
- Jacqueline West & Robert Morgan, por Duna
- Luis Sequeira, por O Beco do Pesadelo
- Paul Tazewell, por Amor, Sublime Amor
Melhor cabelo e maquiagem
- Um Príncipe em Nova York 2
- Cruella
- Duna
- Os Olhos de Tammy Faye
- Casa Gucci
Melhor design de produção
- Patrick Vermette, por Duna
- Tamara Deverell, por O Beco do Pesadelo
- Grant Major, por Ataque dos Cães
- Stefan Decbant, por A Tragédia de Macbeth
- Adam Stockhausen, por Amor, Sublime Amor
Melhor filme internacional
- Drive My Car (Japão)
- Flee (Dinamarca)
- A Mão de Deus (Itália)
- Lunana: A Yak in the Classroom (Butão)
- A Pior Pessoa do Mundo (Noruega)
Melhor documentário em longa-metragem
- Ascension
- Attica
- Flee
- Summer of Soul (... ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)
- Writing with Fire
Melhor documentário em curta-metragem
- Audible
- Lead Me Home
- The Queen of Basketball
- Three Songs for Ben Azir
- When We Were Bullies
Melhor longa-metragem de animação
- Encanto
- Flee
- Luca
- A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
- Raya e o Último Dragão
Melhor curta-metragem de animação
- Affairs of the Art
- Bestia
- Boxballe
- Robin Robin
- The Windshield Wiper
Melhor curta-metragem em live-action
- Ala Kachuu - Take and Run
- The Dress
- The Long Goodbye
- On My Mind
- Please Hold