Estreando nos cinemas nesta quinta-feira (24), Me Tira da Mira tem como principal chamariz a presença de um clã bastante familiar aos telespectadores brasileiros — o pai Fábio Jr. e os filhos Fiuk e Cleo — que protagoniza o filme. Só faltou Gloria Pires, mãe da atriz e cantora, que foi casada com o patriarca entre 1979 e 1983.
Mas há outras atrações no elenco, além da família que canta, atua, posa para fotos, casa (sete vezes, no caso de Fábio Jr.) e até faz drift (Fiuk é um entusiasta da derrapagem de carros). Me Tira da Mira conta com nomes consagrados, como Vera Fischer e Stênio Garcia; há influenciadoras digitais, como Gkay e Viih Tube; falando em ex-BBB, há Kaysar Dadour; há nomes da atuação brasileira que vem despontando, como Silvero Pereira e Vilma Melo. É um casting heterogêneo.
Trata-se também de um filme em que Cleo foi além da interpretação e botou a mão na massa: ela atua como produtora-executiva tanto do longa quanto do álbum com a trilha sonora, previsto para chegar às plataformas digitais em breve.
Com direção de Hsu Chien (Ninguém Entra, Ninguém Sai e Quem Vai Ficar com Mário?), o filme combina comédia com ação. Na trama, Cleo vive Roberta, uma policial dedicada e workaholic. Ela investiga a morte da atriz Antuérpia Fox (Vera Fischer). Sua apuração a leva à Clínica Bianchini de Realinhamento Energético, um local misterioso, com funcionários suspeitos e que oferece um chá viciante. Por lá, está a atriz "cancelada" Natasha Ferreiro (Júlia Rabello, em uma das melhores atuações do longa e roubando a cena toda vez que aparece). Para esse trabalho, Roberta tem a ajuda de sua terapeuta, Isabela (Bruna Ciocca), e de seu ex-namorado, o também policial Rodrigo (Sergio Guizé).
Na trama, Fábio Jr. vive um delegado da Polícia Federal, que é o pai de Roberta. Já Fiuk é um parceiro da investigadora na Polícia Civil, quase um irmão da protagonista. Ou seja, a arte replicando a vida.
Embora boa parte da comédia de Me Tira da Mira siga a linha das "neochanchadas" — utilizando humor escrachado e físico, com piadas sobre situações casuais —, há bastantes referências metalinguísticas à família de Cleo. Desde citações de músicas de Fábio Jr. até o papel de Gloria Pires em Mulheres de Areia (1993) — novela em que ela interpretava as gêmeas Ruth e Raquel.
Contudo, o roteiro é congestionado, falhando em direcionar para que lado o filme deve ir: Me Tira da Mira não consegue se achar na comédia ou como trama policial. As motivações de determinados personagens beiram o constrangimento, como é o caso da psicóloga Isabela, que vira investigadora porque sim. Aliás, o longa acumula uma galeria de personagens e subtramas descartáveis.
Por outro lado, talvez as piadas referenciais da família tragam aquela sensação de afago para parte da audiência, mas para por aí.
"É tão gostoso quando mistura ação com comédia"
Em entrevista a GZH, Cleo falou sobre Me Tira da Mira. Confirma abaixo.
Me Tira da Mira é um filme que você protagoniza e no qual põe a mão na produção. Como surgiu esse projeto?
Chegou um roteiro pela Bruna Ciocca e pelo Junior Provesi. E eles queriam fazer alguma coisa juntos. Eu falei: "Olha, vamos trabalhar, mas teremos que mexer em tudo". A partir daí, pegamos os nossos roteiristas e começamos a organizar quem estaria à frente na direção. Refizemos todo o roteiro a partir de uma ideia que a gente tinha de fazer mais ação no Brasil, só que com comédia. É tão gostoso quando mistura ação com comédia, eu adoro. Foi assim que tudo começou.
Como foi contracenar com seu pai e seu irmão?
Foi uma delícia! Foi muito leve. Conseguimos respeitar o lugar do outro e, ao mesmo tempo, ter esse amor familiar, que já temos. Bem divertido!
Me Tira da Mira é um filme com um elenco heterogêneo: há atores consagrados, como Vera Fischer, Stênio Garcia e Silvero Pereira, além de influenciadoras populares na web, como Viih Tube e Gkay. Como foi trabalhar com esses nomes?
Eu e os outros produtores queríamos exatamente isso: um elenco que fosse diversificado. Que trouxesse frescor. Frescor não tem a ver com idade, mas com a forma de interpretar as coisas. Tanto os veteranos quanto os mais novos trouxeram isso, e a gente ficou muito feliz com o resultado. Todo mundo nesse filme queria dar o seu melhor e desejava que o resultado ficasse legal.