Spin-off de Toy Story, Lightyear terá o primeiro beijo entre um casal homossexual da história da Pixar. Conforme a Variety, a cena havia sido originalmente vetada pela Disney, proprietária do estúdio de animação, mas as recentes polêmicas envolvendo a empresa fizeram os executivos voltarem atrás em sua decisão.
No último dia 9, funcionários da Pixar acusaram, em uma carta, os executivos da Disney de censurarem cenas de afeto entre personagens LGBT+ de seus filmes. O documento foi divulgado após declarações do CEO da Disney, Bob Chapek, sobre a posição da companhia em relação ao projeto de lei Don't Say Gay, que tramita na Flórida e visa proibir que escolas e professores reconheçam a existência de pessoas LGBT+. A proposta recebeu doação de US$ 5 milhões da Disney, gerando revolta de fãs, funcionários e acionistas.
Diante da pressão interna e externa, a Disney teria cedido. Agora, Lightyear poderá exibir a cena do beijo, que deve ser protagonizado pela personagem Hawthorne, dublada por Uzo Aduba (Orange is the New Black) e sua namorada. Antes dela, a Pixar teve somente uma personagem declaradamente LGBT+, a Spencer em Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (2020), que apenas menciona brevemente ter uma namorada.
Lightyear é dirigido por Angus MacLane, que co-dirigiu Procurando Dory e curtas de Toy Story. A produção, que deve revisitar as origens do astronauta Buzz Lightyear, tem sua estreia marcada para 17 de junho de 2022.