Beyoncé e Kristen Stewart receberam suas primeiras indicações ao Oscar nesta terça-feira (8). A cantora está concorrendo à premiação na categoria canção original pela música Be Alive, presente no filme King Richard: Criando Campeãs (2021). Já a atriz norte-americana concorre na categoria principal por sua performance como princesa Diana no longa-metragem Spencer (2021).
A música de Beyoncé é tocada durante os créditos finais do filme, quando aparecem as imagens de arquivo da família Williams. A canção conta a trajetória das irmãs Serena e Venus no mundo do tênis e aborda a importância do orgulho negro, da família e da fraternidade.
Esta não é a primeira vez que Beyoncé concorre em uma premiação do cinema. A artista já foi indicada ao Globo de Ouro por sua atuação como Deena Jones na adaptação cinematográfica do musical da Broadway Dreamgirls (2006). Ela também já trabalhou no filme Cadillac Records (2008) e dublou a personagem Nala na live-action de O Rei Leão (2019), entre outros trabalhos no cinema.
Na mesma categoria de Beyoncé, estão os artistas Billie Eilish e o irmão Finneas O'Connell, pela canção No Time To Die, do novo filme de James Bond, Lin-Manuel Miranda, indicado pela música Dos Oruguitas, que aparece na animação Encanto, e Van Morrison, que concorre com duas canções — Down To Joy, do longa Belfast, e Somehow You Do, de Four Good Days.
A indicação de Kristen já era esperada desde o lançamento do filme, durante o Festival de Veneza, ocorrido em setembro do ano passado. A arista também concorre, pelo mesmo papel, como melhor atriz no Critics Choice Awards. Ela foi indicada ao Globo de Ouro, mas não venceu.
O longa-metragem Spencer foi dirigido por Pablo Larraín e acompanha as ações da princesa Diana no feriado de Natal em Sandringham, na Inglaterra. Nesse período, a personagem estava planejando o fim do casamento com o príncipe Charles.
No Oscar, Kristen enfrenta na mesma categoria as atrizes Jessica Chastain, por Os Olhos de Tammy Faye, Nicole Kidman, pela atuação em Apresentando os Ricardos, Olivia Colman, do filme A Filha Perdida, e Penélope Cruz, de Mães Paralelas.
Em entrevista para a revista Variety em dezembro do ano passado, Kristen revelou que não se importava nem um pouco com a possibilidade de ser indicada para aquela considerada como a maior premiação do cinema. Segundo a artista, a Academia nem sempre é justa e ignora muitos filmes e performances de qualidade. Para ela, a reação e conexão com o público são mais importantes.
— Não dou a mínima. Os Oscars são engraçados. Existem tantos filmes e performances incríveis que mal são vistas. Definitivamente diz algo sobre onde estamos como presença cumulativa, para onde estamos olhando, para o que ligamos. Aprecio que algo com que me envolvi tenha começado uma conversa tão grande. Não fazemos filmes para não nos conectarmos uns com os outros — disse à Variety.
A cerimônia do Oscar será realizada no dia 27 de março no tradicional Dolby Theatre, na Califórnia, nos Estados Unidos.