Evanna Lynch, conhecida por interpretar Luna Lovegood na franquia Harry Potter, comentou na quarta-feira (12) as polêmicas envolvendo J.K. Rowling, autora da saga que foi repetidamente acusada de transfobia. Durante entrevista ao programa GMB, repercutida pelo jornal Daily Mail, a atriz afirmou que trabalharia novamente com a escritora, discordando de que Rowling esteja recebendo qualquer tratamento hostil ou indiferente por parte do elenco.
— Acho que há coisas com as quais nem todos concordamos e entendemos. Falei com todo o elenco, todos têm grande respeito por ela, mesmo que não concordem com suas convicções — explicou Evanna. — Ela tem suas convicções e ela está fazendo suas coisas. Todos nós temos opiniões fortes e tem sido uma conversa muito difícil. Quero que haja solução e não quero que continuemos brigando, então rejeito essa narrativa de que houve um tratamento hostil.
Apesar de ser a responsável por criar o universo do bruxo, J.K. Rowling ficou de fora do especial Harry Potter 20 anos: De Volta a Hogwarts, que reuniu o elenco para celebrar as duas décadas de lançamento do primeiro filme. Apesar do tema não ser mencionado pela produção do especial, fãs apontam que as polêmicas envolvendo a escritora foram a causa de sua ausência. Questionada sobre o caso, Evanna não se estendeu sobre o assunto:
— Acho que ela está ocupada escrevendo livros (...) Eu acho que ela estava ocupada e ela nunca esteve nos sets com muita frequência. Ela ainda é uma grande parte disso.
Uma das declarações que gerou mais revolta dos fãs e da comunidade LGBT+ foi quando J.K. Rowling debochou de um artigo que usava o termo "pessoas que menstruam" — neste caso, ele é utilizado para incluir homens trans e outras pessoas queer.
"Estou certa de que havia uma palavra para essas pessoas. Alguém me ajude", tuitou a autora.