A escritora J.K. Rowling, criadora dos livros que inspiraram a franquia cinematográfica Harry Potter, foi deixada de fora do especial produzido pelos estúdios Warner Bros. para celebrar os 20 anos de lançamento do primeiro filme da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal.
De acordo com o The Hollywood Reporter, Rowling não foi convidada para participar da produção e, mesmo sem uma posição oficial, acredita-se que as várias acusações de transfobia contra ela tenham causado o afastamento da criadora.
O especial foi batizado de Harry Potter 20 anos: De Volta a Hogwarts e, entre os convidados, estão os protagonistas da produção, Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson, além do cineasta Chris Columbus, diretor de A Pedra Filosofal e A Câmara Secreta.
O The Hollywood Reporter ainda relata que a produção será centrada na produção do primeiro filme da franquia, com histórias de bastidores e curiosidades sobre as filmagens. Rowling estará presente no projeto com registros de entrevistas antigas dadas por ela, mas sem novas gravações para o especial, como ocorreu com os demais participantes.
Os membros do elenco e da equipe de Harry Potter presentes no especial ainda não se pronunciaram publicamente sobre a matéria informando a ausência de Rowling. A escritora também não se posicionou sobre o tema até o momento.
Harry Potter 20 anos: De Volta a Hogwarts estreará em 1º de janeiro de 2022 na HBO Max.