A profissional responsável pelas armas no filme Rust, Hannah Gutierrez Reed, decidiu entrar com um processo contra o fornecedor dos materiais, que de acordo com ela, foi quem entregou a munição real para a equipe, resultando na morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins em outubro de 2021, após disparo acidental do ator Alec Baldwin.
Seth Kenney, dono da empresa encarregada do equipamento cenográfico utilizado, PDQ Arm and Prop LLC, havia afirmado, em entrevista ao canal ABC News em dezembro, que não entregou a munição verdadeira ao set de filmagens de Rust. Hannah abriu o processo pela Justiça estadual do Novo México, que ainda investiga o caso.
No documento da ação movida pela armeira, consta que ela carregava uma caixa que vinha rotulada como munição inerte antes do disparo e teria chacoalhado, comprovando, pelo barulho que a munição inerte deve fazer, que se tratava de objetos cenográficos. Também é descrito que ela deixou a arma 15 minutos antes do ocorrido para o ensaio da cena pelo ator, já que os protocolos contra a covid-19 exigiam distanciamento social.
"Até onde Hannah sabia, a arma estava carregada com seis balas inertes", consta no processo.
Em dezembro, Alec Baldwin deu sua primeira entrevista após o acidente, afirmando que não puxou o gatilho contra a diretora. De acordo com o ator, é um mistério o aparecimento da bala verdadeira no set de Rust.
— Eu nunca apontaria a arma para alguém e puxaria o gatilho para ela. Nunca — declarou na época.