O cinema moderno se divide entre antes e depois de Matrix. A ficção científica comandada pelas irmãs Wachowski foi lançada em 1999 e, sem exageros, tornou-se uma das obras mais importantes da sétima arte, sendo referenciada até hoje e jamais deixando de ser atual.
O longa-metragem estrelado por Keanu Reeves acabou ganhando duas sequências em 2003, Reloaded e Revolutions. E, nesta quarta-feira (22), o quarto episódio chega aos cinemas: Resurrections, trazendo de volta o protagonista da trilogia original como Neo e Carrie-Anne Moss como Trinity.
Para fazer um "aquece" para o novo filme, GZH preparou algumas curiosidades sobre a inovadora franquia. Confira:
Personagem trans de fora
A personagem Switch (Belinda McClory), seria uma mulher dentro da Matrix, mas um homem fora dela, no mundo real. No longa, como os avatares dentro da simulação são resultados de nossa própria autoimagem, fica claro que a ideia das diretoras Lilly e Lana Wachowski era introduzir uma personagem trans à franquia, o que acabou não acontecendo. Em entrevista recente, Reeves destacou que "o estúdio não estava pronto para isso".
Efeitos inovadores
Foi em Matrix que o efeito bullet time (quando Neo desvia das balas em câmera lenta) foi explorado com mais intensidade, popularizando a técnica e revolucionando a forma de conceber sequências de ação. Para rodar a sequência, a equipe organizou um círculo ao redor do personagem de Reeves onde foram colocadas 120 câmeras milimetricamente organizadas para tirarem fotos sucessivas do ator sendo apoiado em cabos e desviando das balas, com a ajuda de um laser, para não ter erro de posicionamento. Tudo isso com um fundo em chroma key. A parte técnica do longa foi tão impressionante que rendeu quatro estatuetas do Oscar: melhores efeitos visuais, melhor edição, melhores efeitos sonoros e melhor som.
Will disse "não"
Will Smith foi um dos primeiros atores a ser convidado para interpretar Neo, mas acabou recusando o papel por não acreditar na ideia das irmãs Wachowski. O astro, que acabou escolhendo protagonizar As Loucas Aventuras de James West, já contou, em entrevistas, que se arrepende da decisão, mas acredita que Keanu Reeves foi perfeito no papel e que, provavelmente, teria "estragado" Matrix.
Reeves, por sua vez, já agradeceu publicamente a Smith por ter declinado do convite. Outros atores também foram cotados para a franquia, como Sandra Bullock, Brad Pitt e Leonardo DiCaprio. Todos recusaram.
Código para o sushi
Os icônicos caracteres que aparecem em cascata quando a Matrix está codificada nada mais são do que receitas de sushi. A revelação foi feita por Simon Whiteley, que trabalhou como designer de produção no filme e disse que a inspiração para o código veio dos livros de culinária de sua mulher, que é japonesa.
Se os fãs olharem de perto, poderão ver que os caracteres são japoneses, os hiragana, katakana e kanji.
Roteiro engavetado
Matrix não é apenas um filme de ação e ficção científica, mas é inspirado em temas religiosos e filosóficos, além de fazer referência a histórias como 1984, de George Orwell, e Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Esta mistura fez com que o roteiro do longa ficasse guardado por anos em uma gaveta enquanto as mentes do estúdio decidiam se seus conteúdos e conceitos eram adequados para a produção de um filme.
Na história original, haviam pontos diferentes. Na primeira versão do script, por exemplo, as máquinas capturavam humanos para usar seus cérebros como processadores. No final, o longa foi um fenômeno de crítica, de público e ainda foi o primeiro filme a vender 1 milhão de DVDs.
Generoso
Keanu Reeves doou cerca de US$ 40 milhões de sua participação nos lucros dos filmes para equipe de produção da trilogia original de Matrix. De acordo com o astro, foram os técnicos de efeitos especiais, maquiagem, som, iluminação, entre outros, que fizeram o longa dar certo e, por isso, ele decidiu dividir com toda a equipe os seus ganhos. Recentemente, Reeves doou um Rolex para cada um de seus dublês em John Wick 4. O cara tem um coração enorme...
Sequências
As sequências de Matrix, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, foram filmadas ao mesmo tempo e suas estreias foram feitas com apenas seis meses de intervalo, em 2003. O quarto capítulo da franquia, porém, demorou quase 20 anos desde o lançamento de seu antecessor para chegar aos cinemas. Matrix Resurrections estreia nesta quarta-feira, 22 de dezembro de 2021.