Zé do Caixão voltará aos cinemas em breve. De acordo com o site Screen Daily, o icônico personagem brasileiro criado por José Mojica Marins deve ganhar em breve dois remakes: um nos Estados Unidos e outro no México.
O projeto estadunidense será conduzido pela produtora SpectreVision, fundada por Elijah Wood, intérprete de Frodo na franquia Senhor dos Anéis, e pelos diretores Daniel Noah e Josh C. Waller. A empresa do Reino Unido One Eyed Films, que detém os direitos do personagem, disse que a versão será "mais popular, acessível e atualizada do antagonista". Eles prometem ser fiéis aos fãs de Zé do Caixão, "mas apresentando o personagem para um público novo e mais amplo".
A versão mexicana, por sua vez, já está em fase de elaboração do roteiro, escrito pelos cineastas Lex Ortega e Adrian Garcia Bogliano, conhecidos pelo suspense Animales Humanos. Ortega dirigirá o filme de Zé do Caixão, que inventará uma história para o personagem.
— Faz sentido criar novas histórias tanto nos EUA, onde os filmes de Coffin Joe (nome que o personagem recebeu no cinema americano) cativaram toda uma geração de fãs de terror desde os anos 1970, quanto no México, onde analogias culturais podem ser extraídas do cenário original do personagem, mas criando uma nova abordagem — afirmou ao Screen Daily Betina Goldman, diretora-gerente da One Eyed Films.
Apresentado em À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964), Zé do Caixão é um coveiro envolvido em artes místicas, que busca por uma vítima para ser a mãe do seu filho demoníaco. Desde então, o personagem já apareceu em nove filmes e três séries de televisão, bem como em canções, videoclipes e histórias em quadrinhos. Seu criador, o cineasta José Mojica Marins morreu em fevereiro do ano passado, aos 83 anos.