Com três Oscar na prateleira, além de mais de uma dezena de indicações ao prêmio, Steven Spielberg é considerado um dos maiores cineastas de todos os tempos, com produções que marcaram época e, ainda hoje, continuam empolgando gerações. Agora, além de rever as obras do diretor e produtor de Hollywood, os fãs poderão interagir com elas.
Até o dia 7 de novembro, como parte das comemorações pelos seus 30 anos, o shopping Praia de Belas, em parceria com a Universal Studios, recebe a exposição gratuita Welcome to Extraordinary, que reúne, em uma área com cerca de 200 metros quadrados, espaços temáticos de quatro filmes clássicos dirigidos ou produzidos pelo cineasta: Tubarão (1975), E.T. – O Extraterrestre (1982), De Volta para o Futuro (1985) e Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros (1993).
— É uma exposição que tem o De Volta para o Futuro, mas ela te leva de volta para o passado — diz o empresário Alecsandro da Luz, de 47 anos.
Acompanhado da esposa Carla Prompt, de 42 anos, e da filha Marina, de oito, a família foi de São Leopoldo a Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (11) justamente para visitar a exposição dedicada a Steven Spielberg. Fãs do diretor e dos filmes clássicos, os três estão sempre em busca de experiências imersivas como essa, tendo, inclusive, já visitado o Universal Orlando Resort, na Flórida, nos Estados Unidos.
— Essa visita é uma satisfação tanto para nós quanto para ela, talvez, mais para nós — diverte-se Carla.
Interatividade
Com paredes cercadas por cartazes com artes relacionadas aos filmes no formato lambe-lambe, maneira popular de divulgar eventos nas décadas passadas, a arena que abriga a exposição, além de apresentar curiosidades sobre os filmes e conteúdos interativos, também conta com a presença de um boneco do E.T.. A réplica do personagem remonta à icônica cena dele embarcado na bicicleta e, com espaço para foto com o público, é sensação da mostra, reunindo para registrar o momento “crianças” de todas as idades.
Rafael Klein Pianta, de oito anos, acompanhado da mãe Fernanda, administradora de 45 anos, dava pulinhos de empolgação ao deparar com as possibilidades de interagir com o cenário, que tinha jogos como quebra-cabeças e jogo da memória. Porém, tudo analógico, assim como a maioria das obras iniciais de Spielberg, que utilizava criatividade para criar os seus mundos.
— Achei muito legal, tem bastante coisa para brincar. É tudo de filme antigo. Eu já vi o E.T. e o Jurassic Park eu jogo no videogame — conta o animado Rafael.
Para Fernanda, essa viagem "nostálgica" serve para apresentar ao filho filmes que marcaram a sua geração. Além disso, a administradora exalta o incentivo para a interatividade, fugindo dos jogos em telas e fazendo com que as crianças - e os adultos - brinquem juntos.
— Está sendo uma experiência muito legal. O Spielberg é fantástico e adorei vir aqui reviver isso. Vou até divulgar no grupo das mães — relata a mãe de Rafael.
Para Ângela Sosa, gerente de Marketing do Praia de Belas, o conteúdo cultural deve ser fomentado e, por isso, o shopping está trabalhando para, cada vez mais, oferecê-lo aos clientes. Segundo ela, o evento é um entretenimento adequado para o momento. No local, é respeitado um limite de até 20 pessoas espaçadas, com álcool em gel disponível na entrada e o uso obrigatório de máscara.
— A exposição é muito mais do que uma arena com cenários imersivos e interativos: é uma reconexão com a nossa infância, com lembranças especiais que esses filmes nos trazem — reforça Ângela.
O passeio
Logo no acesso de entrada, um túnel com luzes néon e uma ilustração que explora os principais ícones dos quatro clássicos de Spielberg juntos recepcionam os convidados - a ideia é transportar o público para outra dimensão. Na sequência, o cenário de abertura é o do filme De Volta para o Futuro, com curiosidades, o painel do DeLorean e a reprodução de cenas clássicas da história de ficção científica. O visitante ainda pode posar do lado do Doutor Brown — não dá para perder a chance.
O espaço ocupado por Tubarão coloca o visitante, dentro de uma gaiola, em encontro com o temido animal marinho do filme de Spielberg. Enquanto toca a inesquecível trilha, aos poucos, o tubarão surge das “águas” para assustar quem ousou perturbar o seu sossego. Saindo de uma criatura imensa e assustadora para outras ainda maiores, o terceiro clássico visitado é Jurassic Park, recriando a famosa cena em que as duas crianças se escondem dos dinossauros na cozinha, quando um deles aparece na janela e sua respiração faz embaçar o vidro — é possível olhar no olho da fera. Acompanhando a experiência, um painel interativo apresenta rugidos de diferentes dinossauros.
A última mostra é a de E.T. – O Extraterrestre, relembrando de cenas icônicas do filme, como quando o amigo alienígena de Elliot se esconde entre os bichos de pelúcia e, claro, o gesto da criaturinha apontando o dedo indicador iluminado também está presente, em uma apresentação em 3D que convida o visitante a participar do momento. Ao término da arena, uma área reúne ícones dos filmes das quatro franquias - inclusive, a réplica do E.T. na bicicleta e uma vitrine para venda de produtos licenciados da Universal produzidos com exclusividade pela ONG Orientavida, que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade.
É na última parte do passeio, também, que fica o quebra-cabeça gigante que reúne cenas das quatro obras. E foi ali que Marina, a filha de Carla e de Alecsandro, mais se encantou durante o passeio. A pequena ficou vários minutos recriando a imagem, até que pediu:
— Ajuda aqui, mãe!
E, claro, Carla foi empolgada juntar as peças com a filha e já prometeu que, no final do dia, assistir a um dos quatro clássicos seria o programa da família.
Perguntada sobre o que estava achando do passeio, a pequena disparou, com animação:
— Eu tô amando!
A exposição Welcome to Extraordinary é gratuita, fica aberta durante todo o horário de expediente do shopping (de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 11h às 22h) e pode ser visitada mediante agendamento no site. Porém, para quem estiver passando pelo shopping e quiser fazer o trajeto, é possível tentar um encaixe no balcão do evento, que fica no segundo andar.